Notícias do Tambor da Aldeia


11/06/2012


O Tambor da Aldeia, boletim do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da Associação Riograndense de Imprensa(ARI), publicou em sua edição número 23 notas relacionadas à violência contra jornalistas, decisões em processos judiciais na área de comunicação e ocorrências registradas na mídia internacional. Editados por Vilson Antonio Romero, os textos têm o seguinte teor:
 
Violência contra jornalistas
 
Caicó (RN) – O radialista Luís Jurandir de Medeiros, apresentador do programa “Bola na Rede”, na Rádio Caicó-AM, sofreu um atentado a tiros em frente à sua residência. Levado a um hospital da região, foi medicado e deve passar por cirurgia para retirada dos projeteis, mas não corre risco de morte. Medeiros relata que não viu os responsáveis pelo atentado e que não sabe dizer quem poderia ter tentado matá-lo. 

Fortaleza (CE) I – O prédio do jornal Diário do Nordeste foi apedrejado na manhã de 30 de maio por manifestantes ligados à construção civil em greve por reajuste salarial. Participavam também do protesto trabalhadores da indústria gráfica. Uma apresentadora do canal de TV do grupo afirma ter sido agredida pelos participantes da manifestação. A Associação Nacional de Jornais (ANJ) condenou o ato e afirmou esperar que as autoridades tomem “providências para garantir a liberdade de expressão e a identificação dos responsáveis”. 

Barra dos Bugres (MT) – A repórter Elissa Neves, da TV Independência, afiliada da rede Record, foi agredida pelo prefeito Wilson Francelino em 24 de maio. Elissa havia abordado o político para falar sobre um evento que estava sendo realizado num estádio da cidade, mas o político se negou e, ao ser questionado, segurou a jornalista pelo pescoço e disse algo em seu ouvido. Num vídeo postado no Youtube com a cena gravada, a jornalista parece dizer em seguida para o prefeito que ele a machucou. Em resposta, o prefeito teria perguntado, sorrindo: “Eu? É verdade?”. A repórter registrou um boletim de ocorrência.

Decisões em processos judiciais
 
Santos (RJ) – A Rede Globo está sendo processada por uma telespectadora com pedido de indenização de R$ 200 mil por danos morais após seu ex-marido confessar durante um dos blocos da novela “Viver a Vida”, ter sido traído por ela durante o casamento. A mulher, casada por seis anos, alegou ter se surpreendido com o depoimento, mesmo decidida a separação consensual do casal. Ela afirmou ter se sentido constrangida dentro do seu grupo social e exige a condenação do ex-marido e da emissora. A Globo disse não ter veiculado depoimento ofensivo, alegando que agiu amparada pela liberdade de imprensa.

João Pessoa (PB) – A Rede Record deve indenizar em R$ 30 mil o major Gutemberg de Lima, da Polícia Militar paraibana. O juiz da 11ª Vara Civil de João Pessoa (PB) Rodrigo Lima entendeu que a emissora exibiu, sem qualquer prova documental, uma imagem do militar com a acusação de participação em um grupo de extermínio. 

 
 
Ocorrências internacionais
 
Israel – O jornalista Uri Blau será julgado por ter tido acesso a documentos secretos, recebidos de um ex-soldado que hoje está preso sob a acusação de espionagem. Blau utilizou as informações dos documentos secretos para escrever uma matéria que foi publicada, em 2008, no jornal Haaretz. Os arquivos foram usados para que o jornalista argumentasse sobre a afirmação de que soldados israelenses receberam ordens de execuções extrajudiciais de supostos militantes palestinos. Mais tarde, o jornalista devolveu os documentos secretos. Se for condenado pela justiça, Blau poderá cumprir até sete anos de prisão.

EUA – O cantor Justin Bieber se irritou e brigou com um fotógrafo em Los Angeles, em 27 de maio. O paparazzi acusou o adolescente de agressão, ligou para a emergência e se queixou para o xerife local de dores no peito. No dia, Bieber deixou o local antes que a polícia chegasse e agora deve ser chamado para depor sobre o incidente.

Argentina – O radialista Gustavo Tinetti, do programa “Despertate”, da rádio Cadena Nueve, foi ameaçado de morte por um desconhecido armado em 29 de maio quando entrava no estúdio da emissora, no bairro de 9 de Julio, na capital Buenos Aires. Tinetti disse que ficou surpreso por “não ter recebido qualquer ameaça anterior”. 

Honduras – Profissionais da mídia realizaram, em 25 de maio, Dia do Jornalista, uma marcha para protestar contra a impunidade e exigir a garantia do direito à liberdade de expressão. Indignado com os 22 assassinatos de jornalistas registrados desde janeiro de 2010, o Colegio de Periodistas de Honduras (CPH) convocou a marcha, realizada em seis cidades do país: San Pedro Sula, La Ceiba, Choluteca, Comayagua, El Paraíso e Tegucigalpa, todas com registros de assassinato ou ameaças contra jornalistas. 

Equador – O presidente Rafael Correa fez um chamado aos cidadãos para boicotarem a imprensa, em mais uma tentativa de silenciar os meios de comunicação de seu país. “Temos como nos defender deixando de comprar essas porcarias chamadas jornais, deixando de ver esses canais que fazem politicagem em vez de informar”, disse Correa durante seu relatório semanal de trabalho em 26 de maio. O presidente também rasgou um exemplar do La Hora dizendo: “Para se queixarem como quiserem, onde quiserem”.