Nosso Sílvio, uma paixão


08/09/2011


Por Pereira da Silva (Pereirinha)
 
12h10min. Sábado, dia 3 de setembro. O telefone toca. Quem atende é o jornalista José Carlos Rocha, produtor do programa “Sua Cidade e Seus Valores”, apresentado pelo comunicador Nélson Carneiro na Rádio Fluminense AM. Do outro lado da linha, o jornalista Mário Dias.
 
Choque. Incredulidade. No hall do prédio do Grupo Fluminense, o comunicador Nélson Carneiro, José Carlos Rocha, o jornalista Pereirinha, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil / Subseção de São Gornçalo, José Luiz Muniz e o professor Gabriel Loureiro não acreditam no que ouvem. Morrera na véspera o jornalista Sílvio Martins Paixão, dentro de duas horas seria sepultado no Cemitério das Charitas, em Niterói.
 
A trágica notícia gelou o sangue.  A jovem Betânia, filha de Pereirinha, sentiu que o pai ficou quase paralisado. Nélson Carneiro, ao lado do amigo José Luiz Muniz, perguntou o que houve. Pereirinha respondeu emocionado: “morreu um irmão, um amigo querido”. Ia pra casa, mas mudou de rota e foi à uma despedida.
 
Falando-me, Pereirinha disse-me que Sílvio Paixão foi um bravo companheiro, que brigava pela notícia. Brigava pela verdade. Como chefe, sempre valorizou o profissional da imprensa, da comunicação. Foi um amante e defensor das liberdades de pensamento e de expressão.
 
No Cemitério das Charitas, o nosso amigo encontrou a viúva, Maria Helena, e os filhos, Sávio, Saulo e Sabina. Lá estavam também os jornalistas Pinheiro Júnior, Continentino Porto, Gilson Monteiro, Ernesto Viana, Inaldo Batista e Sérgio Caldieri, o ex-deputado e advogado sindicalista Sílvio Lessa e seu filho Bruno, além de muitos amigos.
 
Pinheiro Júnior, que foi chefe de Reportagem da “Última Hora de Samuel Wainer, escreveu uma coisa bonita: Sílvio Paixão, o repórter sem medo. Paixão ingressou na UH de Samuel em 1960. E o fez no peito e na raça, conta Pinheiro.
 
– Na década de 1990, Paixão se elegeu Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio, com a missão de dar continuidade ao trabalho dos seus antecessores na Presidência.
 
Ao Paixão, que Deus o tenha ao seu lado. E aos seus familiares e amigos, o conforto da nossa solidariedade.
 
 
Pereira da Silva é membro do Conselho Deliberativo e Presidente da Comissão de Sindicância da ABI.