Noite de gala da imprensa brasileira


22/10/2008


                                                                                                      Aline Sá

                    Aline Sá

       Lívia Carla e  Maurício

Com recorde de inscrições, a 10ª edição do Prêmio Imprensa Embratel levou na noite de ontem, 21, ao Canecão, em Botafogo, no Rio, mais de 1.500 jornalistas de todo o País, que prestigiaram os vencedores das 18 categorias. A cerimônia de entrega da premiação teve início quando os apresentadores Ronaldo Rosa e Leilane Neubarth chamaram ao palco o Presidente da Embratel, José Formoso Martinez, que falou do objetivo do Prêmio, de valorizar o bom jornalismo praticado no Brasil, e agradeceu o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc-RJ).

A premiação nobre da noite, o Troféu Barbosa Lima Sobrinho, foi entregue a Carla Rocha, Dimmi Amora, Fábio Vasconcelos, Sérgio Ramalho e equipe do jornal O Globo, que venceram com a série de reportagens “A ditadura nas favelas”. Publicada entre 19 agosto e 14 de setembro, a série revela o regime de ditadura imposto pelo poder paralelo do Rio a 1,5 milhão de brasileiros, sujeitos a torturas, exílio, execuções, desaparecimentos e outros crimes.

O Presidente da ABI, Maurício Azêdo, entregou o prêmio de melhor Reportagem de Rádio a Lívia Carla, repórter da Rádio MEC do Rio que venceu com “40 anos de 1968”, uma retrospectiva dos movimentos de contestação política, social e cultural ao regime militar ocorridos naquele ano. 

 Ricardo Ayres

 Ganhadores do Troféu Barbosa Lima Sobrinho

Humor

Uma das torcidas mais animadas era a do jornal O Dia, do Rio de Janeiro, mas quem mais comemorou foi Vinicius Jorge Sassine, dizendo não ser fácil fazer jornalismo de qualidade em Goiás. A matéria “Pesquisa revela mutações em vítimas de césio”, que foi produzida por ele, Deire Assis, Marília Assunção e Carla Borges e mostra como vive hoje a população de Goiânia contaminada pelo maior acidente radiológico do planeta, 20 anos após a tragédia, venceu o Embratel destinado à Região Centro-oeste.

                     Ricardo Ayres

José Trajano, Maurício Menezes e Marcelo Gomes

O humor ficou a cargo de Maurício Menezes, do “Plantão de notícias”, que divertiu a platéia quando foi convidado ao palco para anunciar o vencedor na categoria Reportagem Esportiva. Depois de arrancar gargalhadas da platéia, fazendo piada e mostrando os erros de jornalistas em matérias reproduzidas no telão, ele entregou o prêmio a Marcelo Gomes e José Trajano, autores de “Brasil olímpico”, exibida na ESPN Brasil:
— A imprensa esportiva não está ai só para mostrar o resultado de jogos, quem ganhou e quem perdeu, mas também para pôr o dedo na ferida e mostrar os desvios de verbas públicas por parte de entidades que deveriam promover o esporte no Brasil e não o fazem, pensando em enriquecer roubando a população. O que houve com o legado do Pan para a cidade do Rio? — perguntou Trajano.


Samba

Mais uma vez, o Prêmio Imprensa Embratel terminou em samba. Nesta 10ª edição, quem comandou a festa foi Arlindo Cruz, além de alguns jornalistas que subiram ao palco para exibir seus talentos musicais. Foi este o caso de Marceu Vieira e Daniel Pereira, que interpretaram composições próprias, e de Lúcia Helena e Tânia Malheiros, que homenagearam os cem anos de nascimento de Cartola, cantando, respectivamente, “O mundo é um moinho” e “Alvorada”.

Por volta de 1h30 da madrugada, Arlindo Cruz encerrou a noite prestando homenagem a Luiz Carlos da Vila, morto dois dias antes. Entre outros grandes sucessos do sambista do bairro de Noel, ele apresentou “Kizomba, a festa da raça” e “O show tem que continuar”. 

Vencedores do 10º Prêmio Imprensa Embratel:

Reportagem de Jornal/Revista (tema livre)
Lugar de corrupto não é na cadeia”, de Walter Nunes, Guilherme Evelin e Andréa Leal — Revista Época (SP).

Jornalismo Investigativo
Cocaína. Cidade refém”, de Fábio Diamante e Thiago Bruniera — SBT (SP).

Reportagem Fotográfica
Retrato trágico do Brasil das armas”, de Marcelo Régua — jornal O Dia (RJ)

TI, Comunicação e Multimídia — Veículo não-especializado
Luz, Câmera, Educação”, de Carol Medeiros, Daniela Dariano e Flávia Salme — jornal O Dia (RJ).

TI, Comunicação e Multimídia — Veículo especializado
A informática na escola”, de Rovênia Amorim — jornal Correio Braziliense (DF).

Reportagem Esportiva
Brasil olímpico”, de Marcelo Gomes e José Trajano — TV ESPN Brasil (SP).

Reportagem de TV
Terra do meio”, de Marcelo Canellas — TV Globo (DF).

Reportagem Cinematográfica
Caça ou caçador”, de Rogério Lima — TV Globo (RJ).

Reportagem de Rádio
40 anos de 1968”, de Lívia Carla — Rádio MEC (RJ).

Jornalismo Cultural
1808 — A corte no Brasil”, de Sandra Moreyra e Mônica Sanches — GloboNews (RJ).

Responsabilidade Socioambiental
O Brasil que mais vai sofrer com o aquecimento”, de Silvia Bessa — jornal Diário de Pernambuco (PE). 

Região Norte
Arsênio — vidas contaminadas”, de Alinne Passos e equipe — TV Record (PA).

Região Centro-Oeste
Pesquisa revela mutações em vítimas do césio”, de Vinicius Jorge Sassine, Deire Assis, Marília Assunção e Carla Borges — jornal O Popular (GO).

Região Sul
Infância roubada no campo”, de Tiago Eltz — RPC-TV (PR).

Região Sudeste
Fantasmas da Alerj — o escândalo do auxílio educação”, de Alfredo Junqueira, Mahomed Saigg e Ricardo Villa Verde — jornal O Dia (RJ).

Região Nordeste
Mares, desertos e chuvas do sertão”, de Claudio Ribeiro, Demitri Túlio, Luiz Henrique Campos e Rafael Luís