No mercado interno, uma possível saída


05/12/2008


        General Gonzaga, Teotônio e Samuel

Nesta quinta-feira, 4, encerrou-se na ABI o seminário “As alternativas para o Brasil enfrentar a crise”, promovido pelo Monitor Mercantil e mais 11 entidades. Na parte da manhã, compuseram a mesa o General Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e o professor de História da UFF Theotonio dos Santos, para debater o tema “A questão internacional e a saída pela política”.

O General Schroeder falou da importância do desenvolvimento da defesa nacional, “que se encontra desarticulada, fragmentada e despreparada”:
— A missão institucional atribuída às Forças Armadas está seriamente comprometida. Por isso, regiões de importância significativa, como a Amazônia e o Atlântico Sul, que percorre o País nos seus 4 mil quilômetros de litoral, encontram-se vulneráveis. A Amazônia, por sua imensidão geográfica — em seu território cabem, com exceção da Rússia, todos os países da Europa —, provoca a cobiça de países excessivamente populosos e povoados, como o Japão. Esse vasto espaço é pouquíssimo povoado: estudos revelam que a distribuição populacional é entre 0 e 2 habitantes por km2.

O General citou ainda outras questões relevantes da região, como o combate ao narcotráfico, ao terrorismo, à guerrilha e até à imigração de refugiados, para impedir a propagação de conflitos existentes na Colômbia para o território brasileiro e evitar problemas com a Bolívia, a Venezuela, o Equador e o Uruguai:
— Assim que a América do Sul se unir, haverá a hegemonia de um continente coeso e forte.

Em seguida, o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães descrevendo aspectos históricos iniciados há aproximadamente 20 anos, “tendo como principais protagonistas as megaempresas multinacionais, que provocaram transformações, desregulamentações e liberalização das políticas monetárias”:
— O processo de globalização ocasionou uma centralização de poder. E a concentração do poder político está no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O que está em jogo no Brasil, para que o País garanta sua estabilidade neste momento, é o processo de recuperação econômica evolutiva interna e o enfrentamento de outras crises.

Já o professor Theotonio dos Santos ressaltou que não há milagre para o crescimento e desenvolvimento de uma economia:
— É só ver o caso da China, que precisou prosperar durante 30 anos para chegar a se tornar uma ameaça à hegemonia econômica dos Estados Unidos. Isso ocorreu devido a um incentivo de 25% nas indústrias, que correspondeu a um crescimento econômico de 10% e a um aumento no consumo de 8%. É o oposto da economia brasileira, que luta para reduzir os consumos rural e urbano. O que nos assegura uma certa estabilidade é a liquidez relativa à compra de títulos norte-americanos.

Salários

João Paulo, Maurício Dias e Dércio Munhoz

O seminário prosseguiu na parte da tarde com o tema “O projeto nacional”. O professor Dercio Munhoz chamou atenção para a necessidade de se reestruturar o mercado interno:
— O que nós temos hoje é uma curva declinante dos salários, o que impossibilita a remontagem do mercado interno. O Brasil tem que recuperar a capacidade do crescimento da demanda para crescer a produção, e isso só será possível a partir de uma política de recomposição dos salários.

O professor defendeu ainda medidas para o País enfrentar a crise financeira internacional tais como investimentos em infra-estrutura, mudança da política de câmbio flutuante e um sistema de captação de recursos baseado em capitais produtivos e não-especulativos. Já a política de privatizações foi citada por Dercio Munhoz como um risco para o Brasil neste momento:
— As privatizações têm que ser contidas, pois representam perda de autonomia para o País. Por exemplo, agora, com a privatização do Galeão, se houver algum problema de tráfego aéreo e for necessário remanejar vôos, isso não vai ser possível, a não ser que o Governo pague à empresa que estará no controle do aeroporto e que sairá prejudicada com um possível esvaziamento da circulação. Em momento de crise, o Brasil deve fortalecer suas instituições.

Tecnologia

Em seguida, o Presidente do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ), João Paulo de Almeida Magalhães, disse que um aspecto positivo da crise é a constatação de que o neoliberalismo não funciona em países subdesenvolvidos. Ele ressaltou também a necessidade de haver uma mudança de orientação nas exportações:
— No mercado externo, o País deve privilegiar produtos de alta tecnologia e não commodities industriais e agrícolas, que não põem o Brasil em condições de competir com os países desenvolvidos. E esse crescimento para fora deve ser baseado em empresas nacionais.

O economista também sustentou que o Brasil deve ter metas de investimentos e não de inflação, com crescimento anual de 7%, o que seria essencial para enfrentar a crise:
— Essas metas de investimentos devem ser baseadas no capital industrial como aporte para o desenvolvimento. Defendo uma ação sistemática do Estado nesse sentido.

O Presidente do Corecon-RJ disse que o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal não é o que o País necessita no momento:
— Os investimentos em infra-estrutura do PAC não são essenciais, pois não causa crescimento econômico para o Brasil, apenas permite que o País possa crescer. Não adianta nada construirmos estradas sem ter caminhão para passar.

Recessão

João Paulo avaliou positivamente as medidas tomadas pelo Governo no sentido de garantir a liquidez a setores que estão enfrentando dificuldades, como o da construção civil. E disse que o capitalismo tal qual conhecemos não vai subsistir:
— Vai ser definido um novo modelo não mais calcado no capital especulativo, que causou essa crise. O capitalismo não vai acabar, mas sim o neoliberalismo.

O economista do BNDES, Maurício Dias David, que mediou o seminário, afirmou que os jornais estão escondendo a recessão que o Brasil enfrenta atualmente:
— Nós só vemos manchetes que falam de recessão nos EUA e Europa e nada falam sobre a recessão no Brasil, que está acontecendo e deve ser debatida, inclusive pelos jornais.

Maurício David não vê a possibilidade de uma redução das desigualdades entre os países centrais e subdesenvolvidos quando a crise se esgotar:
— São os EUA que sairão mais fortalecidos dessa crise, devido às suas instituições, que são estruturadas e funcionam bem, e à sua capacidade de inovação e de criar produtos para jogar no mercado, como o Google, os celulares e, acredito que em breve, o carro elétrico. Essa crise financeira internacional vai estourar mesmo é no lombo da África, da Europa Oriental, da Índia e da América Latina.

Lessa defende moratória no combate à crise
Roberto Requião apresenta propostas para a crise