2 de julho de 2022


No Dia da Liberdade de Imprensa o importante é reafirmar nosso compromisso em lutar por ela


07/06/2022


Neste dia da Liberdade de Imprensa não temos muito o que comemorar. Na verdade, neste ano, o mais importante é reafirmar nosso compromisso com a luta pela liberdade de imprensa e pelo fortalecimento da democracia em nosso país.

A proximidade das eleições tem acirrado ainda mais os ataques à liberdade de imprensa, uma prática sistemática do atual presidente da República e seus grupos de apoio, desde sua posse.

O Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2022, organizado pelo Repórteres sem Fronteira, por exemplo, avalia que “a desconfiança em relação à imprensa, alimentada principalmente pela retórica antimídia e pela banalização do discurso estigmatizante da classe política” rebaixou o país ao 110º lugar entre 180 países quando se trata de liberdade de imprensa.

A Associação Brasileira de Imprensa está atenta a esse cenário e vai reagir sempre que a nossa liberdade de trabalhar e de apurar os fatos seja cerceada ou ameaçada.

Regina Pimenta, vice-presidente da ABI e presidente da Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012