Niemeyer é tema de reportagem da revista Darcy


15/12/2011


Uma coleção inédita de desenhos de Oscar Niemeyer é o tema da capa da terceira edição da revista Darcy. A reportagem destaca o processo de criação arquiteto centenário e mostra os croquis dos projetos que ele fez para a praça central da Universidade de Brasília (UnB), entre 1961 e 1962. A reportagem mostra que os projetos do mestre da arquitetura mundial foram feitos em um galpão de madeira, e previam a instalação de museu, auditório em forma de leque, biblioteca e a Reitoria. Segundo a revista, por causa da ditadura militar instalada com o golpe de 64 o arquiteto teve que abandonar o projeto.
 
Além dos os esboços criados por Niemeyer encontrados no Centro de Documentação da UnB (Cedoc), os leitores de Darcy poderão conhecer quatro desenhos inéditos de Niemeyer. A reportagem foi escrita pelo repórter João Campos, e em seis páginas conta que Oscar Niemeyer, além dos planos para a construção da capital da República, encarou o desafio com Darcy Ribeiro de criar uma universidade que fosse inovadora.
 
A terceira edição de Darcy traz também reportagens sobre as inovações tecnológicas produzidas nos laboratórios da UnB. A revista revela também que a trajetória dos estudantes indígenas que frequentam a UnB virou tese de doutorado na Faculdade de Educação. As histórias de dificuldades e sonhos contadas por eles à pesquisadora Ana América Paz foram transformadas em diário de bordo.
 
Outro estudo inédito apresenta a triste realidade que, nos últimos quatro anos, o envolvimento de meninas com o tráfico de drogas cresceu 720% . O papel da Justiça também é analisado em outra pesquisa realizada por Arthur Trindade, do Núcleo de Estudos sobre a Violência e Segurança da UnB, que mostra que apenas 25% dos acusados pela polícia são condenados.
 
Projeto pedagógico
 
A revista Darcy foi criada com o propósito de projeto pedagógico. A proposta é que as suas reportagens sejam usadas pelos professores em salas de aula. A cada edição da publicação, os professores participam das oficinas elaboradas pela Faculdade de Educação da UnB, nas quais são orientados sobre a maneira de utilizar o material que lhes é oferecido nas escolas.
 
Lançada no mês de julho — com tiragem mensal de 20 mil exemplares e distribuição para a comunidade acadêmica —, a revista é a primeira publicação de divulgação científica da UnB. A revista também é distribuída para professores de ensino médio do Distrito Federal. O título é uma homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro, que sonhava com uma universidade “engajada com as questões sociais”.
 
Todas as matérias publicadas pela revista são produzidas a partir de pesquisas realizadas por professores e alunos da Universidade de Brasília. Segundo os seus organizadores, o objetivo da revista é mostrar a utilidade do conhecimento gerado na universidade e reforçar o compromisso público da instituição:
— A UnB produz um corpo de material científico grande e diversificado. Precisamos fazer esse conhecimento escoar e chegar às salas de aula, afirma o editor chefe da revista Luiz Gonzaga Motta, que também é secretário de comunicação da universidade.