Na celebração da liberdade, ABI presente


27/10/2021


Por Norma Couri, conselheira e Diretora da ABI.

A Praça Vladimir Herzog celebrou neste sábado 23 a vida e a obra do jornalista assassinato dia 25 de outubro de 1975 com a presença da viúva Clarice e do filho Ivo Herzog. A Praça, também Memorial Centro Cultural, lançou a 7a edição, revista e ampliada por Mauro Malin, do livro histórico, Dossiê Herzog, Prisão, Tortura e Morte no Brasil , de Fernando Pacheco Jordão com o resgate — e pela primeira vez a publicação — da lista de 1004 jornalistas que, apesar de todos os riscos, assinaram em 1976 um manifesto pedindo um esclarecimento sobre o “suicídio” de Herzog na prisão. A viúva de Fernando, Fátima Pacheco Jordão, estava presente.
Foi a grande comemoração da Liberdade na praça, também Praça da Liberdade, contra qualquer tipo de censura e preconceito.

Estavam presentes jornalistas como Vladimir Sacchetta (@ocupaçãosacy) ; o filho de Oswald de Andrade, Rudá de Andrade; representantes do movimento da lista negra contra o racismo; apoiadores do grupo vencedor do premio anual do Instituto Vladimir Herzog em vídeo com o documentário contra o feminicídio, Eles Matam Mulheres;  políticos como o vereador de SP pelo PT, Eduardo Suplicy; a viúva do jornalista Armenio Guedes, Cecilia Comegno; estudantes e alunos ligados ao Instituto Oboré, cooperativa de jornalistas e artistas para colaborar com movimentos sociais, criado em 1978 por Sergio Gomes, que é a alma dos movimentos na Praça, e da própria Praça Vladimir Herzog.

A Praça é palco para vários símbolos como o pé de Ginko Biloba, onde repousam os restos mortais do jornalista Milton Coelho da Graça ,
As fotos são do premiado fotógrafo Jorge Araújo, como a que ocupa a parede principal da Praça, instantâneo do Movimento pelas Diretas Já na Praça da Sé em 1983, com o pássaro em vôo sobre a faixa. A ABI esteve presente à celebração da liberdade no dia 23.

Veja fotos fotos do premiado fotógrafo Jorge Araújo.