Mudanças nos canais esportivos no ABI Esporte


22/02/2021


Mudanças nos canais esportivos na tv

O Campeonato Carioca saiu da Globo e foi para a Record. A Fórmula 1 depois de 41 anos deixou a tela da Globo e está na Band. O Esporte Interativo agora é TNT Sports, enquanto que o canal Fox Sports encerrou seus programas esportivos ao vivo. As recentes mudanças nos canais esportivos na TV serão destaque no programa ABI Esporte, nesta segunda-feira (22), às 19h30min, pelo canal da Associação Brasileira de Imprensa no Youtube. A apresentação é do jornalista Marcos Gomes.
Para comentar essas mudanças que sacudiram os canais esportivos de TV aberta e fechada, o ABI Esporte convidou dois especialistas no assunto: os professores Pedro Trengrouse (FGV) e Anderson Santos (ReNEme). O jornalista Bruno Balacó, colunista de mídia esportiva do portal Torcida K, também participa do programa. Ele listou mudanças que alcançam as TVs regionais, como é o caso da Live FC “responsável pelas transmissões via streaming dos jogos da Copa do Nordeste há duas temporadas, também resolveu assumir uma nova identidade. Agora se chama Nordeste FC”.

Desde a notícia das saídas da ESPN Brasil dos jornalistas Mauro Cezar Pereira e Jorge Nicola, passando pela decisão do jornalista Tino Marcos de deixar a TV Globo, após 35 anos na emissora, até a confirmação de que a UEFA e os clubes europeus articulam ampliar o calendário da Champions League, tudo isso comprova que o mercado de mídia esportiva está em ebulição.

Bruno Balacó destaca ainda outro ponto que chama atenção no mercado de transmissões esportivas nesse início de ano: a compra pelo canal por assinatura TV WA, dos direitos de transmissão dos jogos das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Qatar.
Enquanto isso, a TV Globo se movimenta para adquirir os direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Europa, por três temporadas.
Outra novidade é a compra dos direitos de transmissão do campeonato baiano pela TVE da Bahia, que pertenciam à afilhada da Globo.

Especialistas
Pedro Trengrouse é professor de Direito Desportivo na Fundação Getulio Vargas e coordenador acadêmico do curso de programa executivo em gestão esportiva na FGV/FIFA/CIES. Laureado pela Fifa Master, Sócio Senior na Trengrouse Advogados, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Jogos Esportivos, Loterias e Entretenimento.

Anderson Santos é doutorando em Comunicação na Universidade de Brasília (UnB) e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É autor do livro “Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol” e pesquisador da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme).