Mudanças na editoria visam a valorização de jornalismo impresso e regional no RS


Por Claudia Sanches

19/10/2015


pioneiro

Com desafio de liderar os processos de inovação de produto e fazer a diferença na vida da comunidade da Serra Gaúcha, a jornalista Andreia Fontana assume o jornal Pioneiro, onde começou a carreira em 1994 como diagramadora. Desde 2006 como editora-chefe do Diário de Santa Maria, ela será sucedida pela jornalista Fabiana Sparremberger, que até então ocupava o cargo de subeditora.

Andreia retorna a Caxias do Sul, onde começou sua trajetória no jornalismo há 21 anos, no Pioneiro.

– Comecei no Pioneiro na Festa da Uva de 1994, aos 16 anos. E lá me apaixonei pelo jornalismo. Depois, fui convidada a participar da implementação do Diário de Santa Maria, onde fiquei por 13 anos.

AndreiaFontana_credito_JeanPimentel (1)

A jornalista Andreia Fontana

Dentro da estratégia do Grupo RBS de intensificar os investimentos nas marcas jornalísticas, assegurando relevância e qualidade aos leitores, Andreia destaca sua missão de coordenar as transformações no âmbito digital e aprimorar o produto impresso, preservando a principal característica do jornal: a proximidade com a população da Serra.

– Estou muito feliz e entusiasmada em poder fazer jornalismo na minha cidade. O Pioneiro tem um time muito bom e experiente. Tenho muitos planos para o jornal. Quero que as pessoas se enxerguem nas páginas do Pioneiro.

O jornalista Márcio Serafini, atual editor-chefe do Pioneiro, segue como comentarista da Gaúcha Serra e vai assumir novos desafios nas rádios do Grupo RBS.

Andreia é Bacharel em Comunicação Social em Jornalismo, pela Universidade de Caxias do Sul. A jornalista se especializou em gestão, jornalismo comunitário, comunicação visual e moda. Já atuou também em projetos de rádio e TV. Seu foco atual tem ênfase em Gestão e Organização Editorial de Jornais Impresso e Digital.