Mostra Fotolivros Latino-americanos


07/05/2013


IMS_Fotolivros

O Instituto Moreira Salles – IMS do Rio de Janeiro abre abre suas portas para a exposição Fotolivros Latino-americanos. O objetivo da mostra, que tem curadoria de Horacio Fernández, historiador e professor na Faculdad de Bellas Artes (Cuenca, Espanha) é apresentar os melhores fotolivros da América Latina desde os anos 1920 até a atualidade. Serão exibidas 66 publicações, 119 fotografias e 8 vídeos produzidos a partir de imagens dos livros presentes na mostra.

Mais do que uma história da fotografia no continente, a exposição funciona como um panorama estético, social e cultural da América Latina. A montagem da exposição é dividida em uma introdução e seis temas: História e propaganda; Fotografia urbana; Ensaios fotográficos; Fotolivros de artista; Literatura e fotografia; e Fotolivros contemporâneos.

A exposição Fotolivros latino-americanos, coproduzida pelo Instituto Moreira Salles (RJ e SP), Le Bal (Paris), Ivory Press (Madrid) e Aperture (Nova York) é o resultado de pesquisas feitas em diversos países que se iniciaram em 2007 durante o Fórum Latino Americano de Fotografia de São Paulo. O projeto também resultou em um livro, lançado pela Cosac Naify em coedição com a editora mexicana RM, a norte-america Aperture e a francesa Images em Manoeuvre. Após ser exibida na França, Espanha e EUA, a exposição é agora exibida no Brasil durante o ano de 2013 nos centros culturais do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro (de março a junho) e em São Paulo (de julho a outubro), onde estará em exibição durante a edição de 2013 do Fórum Latino Americano de Fotografia de São Paulo.

“Este exemplar projeto colaborativo entre instituições, editoras, pesquisadores e autores permitiu que este relevante conteúdo relativo à fotografia latino-americana fosse reunido e circulasse por diversos países da Europa e das Américas, dando visibilidade internacional à produção dos fotógrafos, editores e designers latino-americanos que ao longo dos últimos cem anos utilizaram o fotolivro como plataforma privilegiada para seus projetos autorais, artísticos e documentais”, explica Sergio Burgi, coordenador do acervo de fotografia do IMS.

Serviço

Exposição Fotolivros latino-americanos

Até 16 de junho de 2013

De terça a domingo, das 11h às 20h

Entrada franca – Classificação livre

De terça a sexta, às 17h, visita guiada pelas exposições.

Local: Instituto Moreira Salles, Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio de Janeiro

Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500