Mostra do Centenário – Próximas atrações


12/09/2008


Dia 18/9

Todos os homens do Presidente”, de Alan J. Pakula

Filme de 1976, “All the president’s men” (no original) baseia-se na verdadeira história dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, que, com ajuda de uma fonte conhecida apenas como “Garganta Profunda”, descobrem o envolvimento da Casa Branca no caso Watergate, derrubando Richard Nixon da Presidência dos Estados Unidos. Dustin Hoffman e Robert Redford vivem os dois repórteres do Washington Post e Jason Robards ganhou o Oscar de melhor ator pelo papel do editor Ben Bradlee. 

Dia 25/9

O passageiro — profissão repórter”, de Michelangelo Antonioni
 
Estrelada por Jack Nicholson, esta produção de 1975 chamou-se “Professione: reporter” na Itália e “The passenger” nos EUA. Na trama, o jornalista David Locke assume a identidade de um colega morto e, tendo a agenda deste como guia, viaja pela Europa e a África, negociando com perigosos traficantes de armas. Ao mesmo tempo, se apaixona por uma jovem e descobre que sua excitante recém-adquirida liberdade pode ter um preço mortal. 

Dia 2/10 

A primeira página”, de Billy Wilder
 
Clássico de 1974, estrelado pela imbatível dupla Jack Lemmon e Walter Matthau, o filme passa-se na Chicago dos anos 20. Neste cenário, o editor de jornal Walter Burns está para perder seu principal repórter, Hildy Johnson, que decidiu se casar e mudar de vida. O dia do casamento é também a véspera da execução de um homem acusado de assassinato, que foge da prisão. É com a oportunidade de cobrir esta história que o editor faz de tudo para conseguir que seu repórter mude de idéia e não abandone o trabalho. 

Dia 9/10
 
Cidadão Kane”, de Orson Welles
 
Citado em todas as listas dos melhores filmes de todos os tempos, “Citizen Kane” tem como protagonista seu diretor, então com 25 anos. Sempre polêmico, Orson Welles fez um filme cheio de alusões ao magnata das comunicações William Randolph Hearst, através da reconstituição, feita por um repórter (Joseph Cotten), da trajetória do empresário da imprensa Charles Foster Kane (Welles). As lembranças dos entrevistados vão traçando o retrato do personagem-título do filme.