Morre Paulo Cabral, em Brasília


21/09/2009


Foi enterrado nesta segunda-feira, em Brasília, o corpo do jornalista Paulo Cabral de Araújo, que durante 22 anos foi o Presidente dos Diários Associados do DF. Na década de 90, ele ocupou a Presidência da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), por um período de seis anos. Desde 2008, compunha o conselho editorial do jornal cearense O Povo.

Morreu neste domingo, 20 de setembro, em Brasília, aos 87 anos, o jornalista Paulo Cabral de Araújo, que ocupou por 22 anos a presidência dos Diários Associados. Segundo boletim médico, a causa da morte em decorrência de uma hemorragia gástrica. Natural do Ceará, ele nasceu no município de Guaiuba, próximo da capital Fortaleza.

Paulo Cabral deu os seus primeiros passos no jornalismo aos 12 anos de idade, no jornal Exemplo, que era editado pelo Centro Infantil de Cultura, de Fortaleza. Quando completou 16 anos, ingressou por meio de concurso na Ceará Rádio Clube. Trabalhou na emissora até ingressar nos Diários Associados, onde por mais de duas décadas esteve no comando da empresa Brasiliense criada por Assis Chateaubriand, responsável pela administração dos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas e a extinta TV Tupi.

Em 1951, Paulo Cabral se envolveu com a política e se elegeu Prefeito de Fortaleza, num feito inusitado para quem não tinha filiação partidária e fez campanha eleitoral que durou apenas 25 dias. Durante o regime da ditadura militar Paulo Cabral exerceu a função de Secretário do Ministério de Justiça no Governo de Ernesto Geisel (1974-1979).

Na década de 90, ocupou a presidência da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), por um período de seis anos. Desde 2008, compunha o conselho editorial do jornal cearense O Povo.

De acordo com notícia divulgada pelo Correio Braziliense, o corpo do jornalista Paulo Cabral foi velado na manhã desta segunda-feira, 21 de setembro, na Capela Especial do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, onde o corpo foi enterrado. Antes do enterro foi foi celebrada uma missa em memória do jornalista.

Compareceram à cerimônia fúnebre o Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda; o Vice-governador, Paulo Octávio; o Presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP); o Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Asfor Rocha; e o Ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal. O Presidente do Condomínio Acionário dos Diários Associados, Álvaro Teixeira, destacou a dedicação como principal marca do colega: “Trabalho, muito trabalho, e dedicação”, resumiu.