Morre o jornalista e escritor Marcos Santarrita


06/10/2011


Foi enterrado nesta quarta-feira, dia 5, o corpo do jornalista escritor e tradutor Marcos Santarrita , 70 anos, no Cemitério São João Batista. Ele morreu na quarta-feira, em sua residência, em Copacabana, no Rio de Janeiro, em decorrência de problemas pulmonares.
 
Marcos Santarrita nasceu em Aracaju, no dia 16 de abril de 1941, mas cresceu na Bahia, onde iniciou a carreira literária colaborando, com traduções e contos, para o Jornal da Bahia, A Tarde e Diário de Notícias.
 
Nos anos 60, Santarrita fundou com outros escritores, o periódico literário Revista da Bahia. Em 1967, já morando no Rio de Janeiro, foi redator dos jornais O Globo, Jornal do Brasil e Última Hora, além da revista Fatos e Fotos. Nessa época, também colaborou com o jornal Folha de S. Paulo e a revista Istoé.
 
Autor de mais de uma dezena de títulos, entre contos e romances, Santarrita é também tradutor dos mais respeitados do país, de autores e estilos diversos, como H.G. Wells, Henry James, Alexandre Dumas, Eric Hobsbawm, Dashiell Hammett e a autobiografia do trompetista Miles Davis.
 
Santarrita foi duas vezes premiado pela Academia Brasileira de Letras: como ficcionista, em 2001 – com Mares do sul (que fala de duas rebeliões de escravos na Ilhéus do século XVIII – e como tradutor – pelo conjunto da obra. em 2004. Recebeu também o prêmio do Pen Clube do Brasil, como prosador.
 
 
Santarrita venceu dois prêmios na ABL: de ficção, com o romance “Mares do Sul”, em 2001; e de tradução (pelo conjunto da obra tradutória), em 2004.