Morre o jornalista e escritor Fritz Utzeri


04/02/2013


Morreu na manhã desta segunda-feira, 4 de fevereiro, aos 68 anos, o jornalista e escritor Fritz Utzeri. Com mais de 50 anos de dedicação ao jornalismo, Fritz, como era conhecido por amigos, faleceu após três anos de luta contra um tipo raro de linfoma. O velório do jornalista será a partir das 17h na Capela 6 do Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio, até o meio-dia de terça-feira, 5 de janeiro, quando ele será levado para o crematório

Fritz Utzeri nasceu em na cidade de Timmendorferstrand, no norte da Alemanha, durante a 2ª Guerra Mundial, sob o nome de Fritz Carl, nome herdado do pai alemão morto pela explosão de uma bomba durante a guerra na Polônia.

 
Em 1952, mudou-se para o Brasil aos sete anos de idade, com a mãe e o padrasto. Como jornalista, começou como repórter estagiário do Correio da Manhã, mas foi no Jornal do Brasil que despontou, em 1968. Ao longo dos anos, foi repórter especial do Jornal do Brasil e correspondente nas cidades de Nova Iorque e Paris. 

De Paris voltou para o JB e, em seguida, trabalhou como editor de Ciência e Tecnologia da TV Globo, onde mesmo depois de sair participou da edição especial do programa Globo Repórter sobre o Caso Riocentro. Com Heraldo Dias, com quem cobriu o caso Riocentro, ajudou a desvendar o desaparecimento e assassinato do deputado Rubens Paiva.
 
Trabalhou, também, como diretor de Comunicação da Fundação Roberto Marinho e foi editor de opinião de O Globo e colunista do site ABI Online. Fritz Utzeri também foi autor dos livros “Aurora” (ficção) e “Dancing Brasil” (crônicas) e editou o seu blog “Montbläat”.
 
* Com informações do Jornal do Brasil.