Morre no Rio jornalista
Marcos de Castro


24/09/2018


Foto: CCMJ/Divulgação

Morreu no Rio de Janeiro, aos 84 anos, o jornalista Marcos de Castro. Ele estava internado no Hospital Pró-cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul, e sua morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da unidade médica na manhã deste domingo (23).

O corpo do jornalista foi enterrado na tarde deste domingo no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Na despedida, filhos e amigos cantaram o hino do Flamengo, time de coração do jornalista.

Amigos e parentes prestaram homenagens a Marcos de Castro em um painel com fotos de momentos da carreira e coberturas jornalísticas além de imagens de momentos com a família. Filhos e amigos de profissão destacaram a ética e amor do jornalista durante a vida.

“A grande marca dele é a bondade, a ética e o amo. Ele deixou essa marca por onde ele passou. Ele sempre honrou todos os caminhos e a profissão dele”, disse a filha Luiza de Castro.

Marcos Alexandre de Souza Aranha Mello Mattos de Castro nasceu em 1934 em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Começou a trabalhar como jornalista em 1958 e construiu sólida trajetória na imprensa brasileira.

Ganhador de dois prêmios Esso, o jornalista trabalhou no Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, O Globo, O Dia, TV Globo, além das revistas Enciclopédia Bloch, Manchete e Veja Rio, entre outros veículos.

Fotos da carreira de Marcos de Castro — Foto: Reprodução/TV Globo

Licenciado em Letras Clássicas pela Faculdade Nacional de Filosofia da antiga Universidade do Brasil, Marcos de Castro também foi autor e tradutor de livros. Dentre suas principais obras, destacam-se Dom Hélder: Misticismo e Santidade, biografia de um dos maiores nomes da igreja católica no Brasil no século XX, e a tradução da Biografia São Luís, do francês Jacques Le Goff.

Marcos de Castro teve quatro filhos: Emanuel, Luísa, Lúcio e Mateus, sendo que dois deles, Emanuel e Lúcio, seguiram o ofício do pai.

Fonte: G1