Morre, no Rio, Jornalista Francisco Paula Freitas


06/04/2020


Aos 81 anos, morreu nesta segunda-feira, 6 de abril, o jornalista, escritor e publicitário Francisco Paula Freitas, sócio da ABI e ex-coordenador de Publicidade da Casa do Jornalista. Foi também diretor de publicidade na Editora Três.

Carioca do Méier, Chico Paula Freitas, como era chamado pelos amigos, era apaixonado pelo Rio . “Paula Freitas, a rua, é de Copacabana. Paula Freitas, o Francisco, é da cidade toda”, escreveu o também jornalista Jânio de Freitas na orelha do livro “Memórias gastronômicas e não só”, o último de Chico, lançado em 2016. Como definia o autor, era um guia de andanças pelo centro do Rio de hoje e de ontem, onde esteve acompanhado de alguns “fantasmas” e revisitou com certo saudosismo lugares onde a vida era mais leve e mais alegre.

Antes, ele já tinha publicado Café e Bar Ponto Chic, com contos de humor, lirismo e paixão. Chico não teve tempo de terminar A Vila , obra que tratataria de sua infância numa vila do Méier, onde nasceu e morou.

Queli Cristina Delgado Marinho foi assistente de Francisco no Departamento de Publicidade da ABI. Ela conta que, além de chefe, ele se tornou “um grande amigo o qual guardará no coração com muita saudade”.