19 de agosto de 2022


Morre, em Brasília, o jornalista Tarcísio Holanda


21/02/2020


    Tarcísio Holanda

O jornalista, ex-vice-presidente da ABI, José Tarcísio Saboya Holanda, morreu aos 83 anos, na manhã desta sexta-feira, 21, vítima de um enfarto, em sua casa, em Brasília. O jornalista será sepultado na manha de sábado (22) no Cemitério Campos da Esperança, em Brasília, às 12 horas.

Tarcísio deixa a esposa Dayse e quatro filhos, Sandra, Cristina, Fernanda e Claudio.

O jornalista foi vice-presidente no último mandato de Maurício Azêdo, em 2014. Assumiu a presidência interinamente, quando na morte de Azêdo.

Tarcísio Holanda começou carreira no jornal Última Hora nos anos 1960 e foi apresentador da TV Câmara.

No documentário “Memórias de Tarcísio: o repórter”, dirigido por Roberto Stefanelli e produzido pela TV Câmara, o jornalista relembra o início da sua trajetória em Fortaleza; a passagem por grandes jornais do Rio de Janeiro, como Jornal do Brasil e Última Hora; os bastidores do governo Jango; e os Anos de Chumbo.

Tarcísio Holanda comenta diversos acontecimentos ocorridos durante a ditadura militar, como os atos institucionais, a morte do deputado Rubens Paiva e abertura lenta e gradual comandada por Ernesto Geisel.

Leia a nota oficial da ABI

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012