Banner 2
Banner 3
Banner 1

Morre Cícero Sandroni, jornalista, ex-conselheiro da ABI e membro da ABL


17/06/2025


Academia Brasileira de Letras/Divulgação

Morreu o jornalista e escritor Cícero Sandroni, aos 90 anos. A informação foi confirmada pela Academia Brasileira de Letras (ABL) na manhã desta terça-feira, 17. Conhecido por seus trabalhos na área jornalística e por ter presidido a ABL entre 2008 e 2009, ele é autor de obras como O Diabo só chega ao meio-dia. Foi, também, conselheiro e Secretário da ABI, nas gestões de Barbosa Lima Sobrinho, de quem era muito próximo,

O jornalista era casado com Laura Constância de Athayde Sandroni. Ele deixa cinco filhos, Carlos, Clara, Eduardo, Luciana e Paula, e um neto, Pedro.

Nascido na cidade de São Paulo, em 26 de fevereiro de 1935, o escritor e jornalista iniciou a carreira em 1954, na Tribuna da Imprensa, e em seguida no Correio da Manhã. Também passou pelo Jornal do Brasil e O Globo, onde se destacou pela cobertura da área de política exterior.

Alguns anos depois, em abril de 1960, integrou parte da equipe que cobriu a inauguração de Brasília e, convidado pelo prefeito da nova capital, esteve à frente da Secretaria de Imprensa da Prefeitura do Distrito Federal.

Durante o regime militar, trabalhou na Tribuna da Imprensa de Hélio Fernandes, e em O Cruzeiro. Também fundou, com Odylo Costa, filho, Álvaro Pacheco e o diplomata Pedro Penner da Cunha, uma empresa gráfica de onde saíram as duas primeiras edições da revista de contos Ficção.

Cícero Sandroni também fundou a Edinova, com Pedro Penner, editora pioneira na literatura latino-americana e do “nouveau roman” francês.

Participou das revistas Fatos e FotosManchete e Tendência, como editor, além de colaborações com a revista Elle e com resenhas literárias no O Globo.

Cícero foi membro da Academia Brasileira de Letras desde 2003 e tomou posse como presidente da ABL entre 2008 e 2009.

Em março de 2008, ele deu uma entrevista a Vagner Ricardo, para o Jornal da ABI. Na entrevista, ele fala sobre o centenário da ABI, que seria comemorado naquele ano pela ABL:

ABI Online — A ABL fará uma solenidade pelo centenário da ABI também.

Sandroni — Vamos comemorar os cem anos da ABI com mesa-redonda aqui na ABL. O evento ocorrerá no Salão Nobre da Academia, às 17h30 do dia 3 de abril, e contará com a participação de jornalistas e acadêmicos. Instituição importantíssima, a ABI é e sempre será aquilo que os jornalistas fizerem dela. Ela será tão melhor quanto mais jornalistas participarem dela. A Associação cresce e se fortalece se tem o apoio dos profissionais de todo o Brasil

Veja a integra da entrevista aqui

A ABI manifesta seu profundo pesar pelo seu falecimento e envia seu abraço solidário a todos os seus familiares e amigos. O presidente Octávio Costa e a diretora financeira, Terezinha Santos, foram ao velório e a ABI enviou uma coroa de flores.