Morre cartunista e músico paraense Biratan Porto


11/11/2021


Publicado no portal G1 – Pará

O cartunista Ubiratan Nazareno Borges Porto, mais conhecido como ‘Biratan’, morreu na manhã desta quarta-feira (10). O artista, que já acumulava mais de 40 anos de carreira no mundo da arte e do humor, tratava um câncer.

Biratan nasceu em Castanhal e se formou em Jornalismo em 1978, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e também estudou Publicidade e Propaganda na instituição.

O artista iniciou a carreira em 1972, quando o jornal O Liberal publicava os desenhos de humor em. Em 1974, Biratan passou a ter os trabalhos publicados como colaborador no jornal A Província do Pará.

Biratan usava o cartoon para fazer críticas relacionadas a questões ambientais e sociais. — Foto: Biratan Porto

Biratan usava o cartoon para fazer críticas relacionadas a questões ambientais e sociais. — Foto: Biratan Porto

Desde 1978, o “homem das imagens”, como também era conhecido, passou a publicar charges diariamente, e teve as artes difundidas em diversos veículos jornalísticos pelo Brasil, como o Correio Braziliense e O Pasquim, do Rio de Janeiro.

Além de ser reconhecido em vários estados aos redor do Brasil, Biratan recebeu mais de 20 prêmios ao longo da carreira, sendo três deles no exterior. As vitórias internacionais ocorreram em exposições na Argentina, Suíça e Bélgica.

Cartoon de Biratan critica o desmatamento das florestas — Foto: Biratan Porto

Cartoon de Biratan critica o desmatamento das florestas — Foto: Biratan Porto

Biratan era um artista completo. Além de cartunista, ele era escritor e poeta. O paraense também era bandolinista e compositor. Biratan foi um dos incentivadores do ritmo ‘chorinho’ no Pará, gênero de música popular e instrumental brasileira.

“Ele comandou por muito tempo o Salão Internacional de Humor da Amazônia. Biratan tinha reconhecimento por seu trabalho não só aqui em nossa região, mas em todo o Brasil e até mesmo no exterior. Um personagem que ficará para sempre marcado em nossa história cultural por tudo o que fez durante sua vida e deixará imensas saudades”, comenta o amigo e admirador Vasco Cavalcante.

O cartunista e músico lutava há alguns anos contra um câncer e faleceu em Castanhal. A informação foi confirmada pela família através das redes sociais. Ele deixa os filhos Nairá, Tomás e Adelmo, além de um neto.

Em nota, a prefeitura de Belém lamentou o ocorrido e relatou que o trabalho de Biratan influenciou gerações em todo o país com os cartuns e caricaturas que criticavam questões sociais e ambientais.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, também lamentou a morte do artista gráfico. “Recebo com tristeza a notícia da partida do amigo Biratan Porto, renomado chargista e jornalista do Pará. Um artista genial, cuja obra era reconhecida em todo o país. Uma perda inestimável. Aos seus familiares e amigos, o meu profundo pesar e minha solidariedade”, comentou nas redes sociais.

O velório de Biratan ocorre nesta quarta-feira, com início ás 20h, na capela Good Pax, localizada na travessa Lomas Valentinas, entre 25 de setembro e av. Duque de Caxias. Às seis horas da quinta-feira (11), o corpo seguirá de volta para Castanhal, onde será enterrado.