15/06/2025
Morreu, na noite desse sábado (14/6), o sambista Ubirajara Félix do Nascimento, fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal. Aos 88 anos, o músico estava internado no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca. Ele enfrentava complicações relacionadas ao Alzheimer e a um câncer de próstata.
O óbito foi confirmado por volta das 23h55. Bira deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua.
O Cacique de Ramos e o Grupo Fundo de Quintal informaram que o velório de Bira Presidente, será realizado na segunda-feira (16), das 14h às 16h30, na Capela 9 do Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Avenida Carlos Pontes, 500 – Sulacap, Rio de Janeiro.
Uma das ações mais importantes do governo brasileiro no período da ditadura militar foi a criação de uma estrutura de defesa do regime. A principal era o chamado Sistema de Segurança Interna (o Sissegin), composto por vários órgãos das Forças Armadas e pelo próprio governo. Seu funcionamento está detalhado em uma apostila com mais de cinquenta páginas redigidas no Centro de Informações do Exército (CIE), em 1970.
Com irmãos e amigos, Bira criou o bloco de Carnaval Os Homens da Caverna, que desfilava nas ruas de Ramos. Depois, o grupo se fundiu com mais dois: um de Aymoré do Espírito Santo, e outro dos irmãos Sereno, Chiquita e Walter Tesourinha, chamado de Cacique Boa Boca. Nascia, então, em janeiro de 1961, o Grêmio Recreativo Cacique de Ramos. Bira se tornou presidente do bloco, cargo no qual se manteve até morrer.