Morre, aos 89 anos, o membro da ABL, Sábato Magaldi


15/07/2016


foto magaldi

O jornalista e escritor Sábato Magaldi

Morreu, na noite da última quinta-feira (14/7), aos 89 anos, o jornalista, crítico de teatro e professor Sábato Magaldi, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele estava internado desde o início do mês no Hospital Samaritano, em São Paulo (SP), com problemas pulmonares.

Magaldi era um dos mais importantes críticos e estudiosos do teatro. Ele escreveu obras como “Panorama do teatro brasileiro” e entrou para a ABL em 1995. Também foi um dos primeiros a lecionar na Escola de Comunicações e Artes da USP e era um dos maiores especialistas da obra de Nelson Rodrigues.

Formado em Direito, o mineiro de Belo Horizonte nascido em 9 de maio de 1927, Sábato Antônio Nagaldi, desistiu da carreira logo após receber o diploma em 1950 e foi trabalhar no jornal Diário Carioca. Após dois anos na publicação e decidiu estudar na França, onde conquistou o certificado de Estética da Sorbonne, em 1953. Megaldi também é considerado o primeiro “jornalista de teatro” da imprensa brasileira, atuando como crítico n’O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, entre 1956 e 1988.

Nas últimas cinco décadas, o crítico também desenvolveu um acervo que permanece inédito. Ele escreveu aproximadamente 50 cadernos de anotações pessoais sobre espetáculos e artistas. Os escritos só devem ser divulgados 30 anos depois de sua morte.