Morre aos 74 anos o jornalista David Frost


Por Igor Waltz*

02/09/2013


David  Frost e Richard Nixon durante as entrevistas realizadas em 1977 (Crédito: AFP)

David Frost e Richard Nixon durante as entrevistas realizadas em 1977 (Crédito: AFP)

O jornalista e apresentador de TV britânico David Frost, famoso por suas entrevistas com o ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon, morreu de um ataque cardíaco aos 74 anos de idade. O anúncio foi feito pela família do jornalista neste domingo, 1º de setembro. Frost morreu no sábado, 31 de agosto, a bordo do navio de cruzeiro Rainha Elizabeth, segundo o comunicado da família.

Familiares de Frost disseram estar “devastados”. “Um enterro familiar será realizado em um futuro próximo e os detalhes de uma cerimônia em sua memória serão anunciados no momento apropriado”, indicou a família, que pediu à imprensa respeito a sua privacidade.

Em sua trajetória de 50 anos na televisão, Frost foi o único jornalista a ter entrevistado todos os seis premiês britânicos que ocuparam o cargo entre 1964 e 2007, além dos sete presidentes dos EUA em ofício entre 1969 e 2008.

O jornalista entrevistou nomes como Margaret Thatcher e Tony Blair, o líder palestino Yasser Arafat, o sul-africano Nelson Mandela e o americano Bill Clinton. Frost chegou a deixar a “Dama de Ferro” furiosa ao perguntar pelo afundamento do navio argentino Belgrano na Guerra das Malvinas, em 1982.

Mas foram suas entrevistas em 1977 com o ex-presidente americano Richard Nixon que o colocaram na história do Jornalismo. Em quatro encontros, que tiveram uma grande audiência, Frost conseguiu encurralar Nixon até que este reconheceu que havia “frustrado” os americanos e pediu perdão.

Aquela foi a primeira vez que o republicano Richard Nixon admitiu ter cometido um erro desde sua renúncia, em 1974, por causa do caso Watergate. Estas entrevistas foram retratadas pelo filme Frost/Nixon, de 2008.

O primeiro-ministro David Cameron reagiu à morte no Twitter: “meu coração está com a família de David Frost. Conseguia ser, como foi comigo, ao mesmo tempo amigo e um temível entrevistador”, declarou o chefe de Governo.

*Com informações da agência France Presse, revista Veja e jornal O Estado de S. Paulo.