Morre, aos 68 anos, José Manuel Lara, presidente do Grupo Planeta


Por Igor Waltz*

02/02/2015


José Manuel Lara Bosch (Crédito: Reprodução/rtve)

José Manuel Lara Bosch (Crédito: Reprodução/rtve)

Foi celebrado nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, o funeral do editor e empresário José Manuel Lara Bosch, um dos grandes da comunicação e do jornalismo em língua espanhola. Ele havia morrido no último sábado, 31 de janeiro, aos 68 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas. Sob a sua liderança, o grupo de comunicação Planeta, fundado em 1949, foi modernizado e expandiu suas operações a 25 países.

A cerimônia religiosa, ocorrida na Basílica de la Concepció, em Barcelona, reuniu empresários, jornalistas e autoridades políticas, entre elas o presidente espanhol José Luiz Zapatero e o presidente catalão Artur Mas. O rei da Espanha Don Felipe e a rainha Dona Letizia divulgaram uma nota em que expressam seu pesar e oferecem solidariedade à família.

De acordo com comunicado do Planeta, Lara Bosch enfrentava a doença desde 2011. Nascido em 8 de março de 1946, em Barcelona, terceiro filho de uma família de quatro irmãos, ele estudou ciências econômicas na Universidade de Barcelona, antes de iniciar a carreira profissional, em 1963, na Librairie Larousse de Paris.

Posteriormente, assumiu diferentes responsabilidades dentro das empresas do grupo Planeta, presidido na época por seu pai, José Manuel Lara Hernández, até ser nomeado, em 1995, conselheiro delegado. Ele dirigiu, então, a transformação de uma empresa familiar em um dos maiores grupos editoriais em espanhol do mundo, com forte presença na América Latina, investindo em imprensa, rádio e televisão.

Após a morte do pai, em 2003, assumiu a presidência do Planeta e do grupo de televisão Atresmedia, que reúne os canais “Antena 3″ e “Sexta”. Lara Bosch também era dono do jornal La Razón.

Como um dos membros mais destacados do empresariado da Catalunha, foi uma voz ferrenha de oposição ao movimento pró-independência catalã, que ganhou força em 2014. Ele ameaçou mudar a sede do Planeta de Barcelona caso a região conquistasse autonomia.

José Manuel Lara Bosch deixa a mulher, Consuelo García-Píriz, e quatro filhos.