Morre Andrei, incansável lutador de causas sociais


25/04/2018


O jornalismo perdeu na manhã desta quarta-feira, 25, um dos mais combativos lutadores pelos direitos dos cidadãos portadores de deficiência. Jornalista há cerca de 50 anos, Andrei Bastos sentiu na própria pele as limitações impostas à uma pessoa com deficiência em uma sociedade preconceituosa e discriminadora, ao perder uma perna aos 52 anos de idade.

Durante vários anos, Andrei Bastos foi membro do Conselho Deliberativo da ABI, onde exerceu o cargo de secretário. Como jornalista, pautou sua vida na luta contra as injustiças sociais, nela começando ainda como estudante, sem escapar das perseguições da ditadura, em cujos cárceres foi torturado.

Depois de passar por vários órgãos da imprensa carioca – Correio da Manhã e O Globo, entre outros -, e perder a perna, Andrei Bastos dedicou-se a escrever sobre as agruras dos deficientes em blogs e páginas de opinião, especialmente em O Globo.

Na ocasião do lançamento de seu principal livro Assimétricos: textos militantes de uma pessoa com deficiência, Andrei declarou: “as condições objetivas de minha nova realidade fizeram com que buscasse todas as formas de luta para melhorar a vida das pessoas com deficiência e encontrei na publicação de artigos na mídia a arma que melhor serviu para meus objetivos”.

Um lutador incansável pelos portadores de deficiência, que não abandonou sua luta mesmo quando sofreu um dos maiores golpes de sua vida, o assassinato do filho Alexis Schomaker Bastos, 23 anos, em frente à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em maio de 2016.

Ao morrer, Andrei era responsável pelo departamento de comunicação do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas, de sua filha Olivia, organização que trata de solucionar pacificamente conflitos de quaisquer naturezas.

Será velado amanhã, dia 26, na capela 9, e o sepultamento será as 10h30, no cemitério Memorial do Carmo, no Caju.