Mobilize-se


25/07/2022


Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI

200 anos da Independência

Nesta segunda, 25, e amanhã, 26, a Fundação Perseu Abramo realiza o seminário Duzentos anos de lutas e resistência no Brasil e no Maranhão, que faz parte da jornada de atividades do Bicentenário 1822 – 2022: Duzentos anos de luta pela independência! Serão quatro mesas de debate sobre aspectos históricos e econômicos que influenciaram a formação do Maranhão, com destaque para o papel da religião e os desafios atuais para este Estado na agenda de desenvolvimento nacional, do Nordeste e da Amazônia. As lutas populares marcam a história do Maranhão. Assim como a Balaiada no século XVIII, a luta dos povos originários por terra, território e pelos direitos humanos demonstram o caráter permanente da luta pela “Independência”. O seminário será realizado no Auditório do Mário Meirelles – Centro de Ciências Humanas (CCH) – UFMA – Campus do Bacanga – São Luís/MA, com início às 14h. Mais informações no site da Fundação Perseu Abramo.

Dia da Rebeldia Cubana no Rio de Janeiro

Amanhã, terça-feira, o Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba e o Movimento dos Pequenos Agricultores realizam a tradicional festa em comemoração ao 26 de julho, Dia da Rebeldia Cubana. A partir das 17h, comida típica, mojitos com rum cubano, música, exibição de vídeo sobre Cuba e sorteio de brindes chegados direto da soberana Ilha caribenha. O 26 de Julho, que tem a sigla M-26-7, foi o movimento revolucionário fundado em 1954 por Fidel Castro e seus companheiros contra o ditador governante de Cuba Fulgêncio Batista. A data lembra o ataque ao Quartel Moncada, primeira e malsucedida ação revolucionária que resultou na prisão de Fidel Castro, depois anistiado, mas deu início à organizada ofensiva que terminou com a tomada do poder pelos guerrilheiros de Sierra Maestra.

Estátua de Marielle

O Instituto Marielle Franco inaugura nesta quarta-feira, 27 de julho, no Buraco do Lume, a estátua da vereadora pelo PSOL Marielle Franco, assassinada há quatro anos por razões políticas. Marielle faria 43 anos nesta data. A ocasião também aproveita para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra e Caribenha comemorado dois dias antes. O Buraco do Lume, atual Praça Mário Lago localizada em pleno centro do Rio de Janeiro, era onde toda sexta-feira Marielle se dirigia ao povo para dar satisfação de suas atividades na Câmara. A estátua tem 1,75m, altura original de Marielle, e a base é a reprodução do caixote que era palco dos seus discursos. A programação da homenagem começa às 17h e vai até às 20h.

Julho das Pretas no Cinedebate

O Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida, da UFRJ, exibe nesta quinta-feira, dia 28, às 14h, o primeiro episódio da série da Netflix A Vida e a História de Madam C.J. Walker, seguido de debate. O tema acompanha o mês de comemorações pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII que encarnou a resistência contra a escravidão e opressão do povo preto. O debate com o público será com Rachel Aguiar , professora e membra do Coletivo de Docentes Negras e Negros da UFRJ e da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro, e Aline Nascimento, historiadora e pesquisadora na área de História, Patrimônio Cultural, Memória Negra e Letramentos de Reexistência. O filme será exibido na plataforma Jitsi Meet para as pessoas inscritas e o debate acontecerá no canal do Youtube do CRMSSA
Inscrições pelo link
Ou pelo e-mail do CRM-SSA