MJ lança na internet cadastro de desaparecidos


26/02/2010


A Secretaria Especial dos Direitos Humanos e o Ministério da Justiça lançaram, nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. O sistema poderá ser acessado através da rede de segurança pública Infoseg, e disponibiliza informações sobre crianças, adolescentes e adultos de qualquer faixa etária que estejam desaparecidos.

A validação das informações será dada por órgãos de segurança, conselhos tutelares e outras instituições que atuam com casos de pessoas desaparecidas. Segundo o Ministério da Justiça, as famílias que desejarem informar desaparecimentos deverão encaminhar a ocorrência a um dos órgãos citados acima, que se encarregará de lançá-lo no portal do Ministério da Justiça, cujo endereço na Internet é www.mj.gov.br.

No Brasil, segundo a Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, as principais causas de desaparecimento de pessoas são: fuga do lar, sequestro intraparental (pai ou mãe que não têm a guarda dos filhos), rapto consensual (muito comum com adolescente que quer se casar), tráfico de drogas e exploração sexual.

Dessa lista consta também o desaparecimento classificado como “enigmático”, quando a vítima dificilmente é encontrada com vida levando as autoridades policiais registrarem os casos como “morte violenta e cruel, e por ação de grupos de extermínio”.

(*) Com informações da Agência Brasil.