MinC reforma bibliotecas destruídas em enchentes


16/08/2010


O Ministério da Cultura (MinC) anunciou nesta segunda-feira, 16, que as oito cidades de Alagoas(Paulo Jacinto, Branquinha, Murici, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, Capela e Viçosa)que tiveram suas bibliotecas públicas municipais destruídas durante as enchentes do mês de junho, terão seus equipamentos refeitos pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado e os municípios, por meio do Programa Mais Cultura.
 
No último dia 29, foi publicada Medida Provisória do Presidente da República, destinando R$ 5,16 milhões para a construção de novas bibliotecas no lugar daquelas que tiveram seus prédios destruídos e para a modernização das que foram afetadas pelas cheias, mas que preservaram seus prédios.
 
As bibliotecas a serem implantadas contemplam um novo modelo de equipamento cultural, do Programa Mais Cultura, que inclui espaço para leitura, auditório e computadores conectados à internet. Cada nova biblioteca terá uma área construída de 310 m², com acervo inicial de mil livros.
 
Serão investidos R$ 450 mil pelo MinC, em cada biblioteca, incluindo a construção, acervo e mobiliário. Como contrapartida, o município doa o terreno onde será instalada a biblioteca, se compromete a criá-la por lei, além da dotação orçamentária para a mesma. O Governo do Estado vai disponibilizar equipe para orientar a instalação, bem como capacitar os profissionais do município que irão trabalhar no equipamento.
 
No final de agosto, equipes do MinC e do Governo do Estado de Alagoas farão visitas técnicas as municípios atingidos. As Prefeituras se comprometeram a entregar laudos técnicos referentes ao terreno onde será construída a biblioteca.
 
Além da construção das bibliotecas, o MinC também vai apoiar os demais municípios atingidos pelas enchentes, que não tiveram a biblioteca destruída, mas precisam de apoio para a recuperação de acervo e mobiliário. Até o momento, foram identificados 11 municípios nesta situação. 

*Com informações do MinC