Mídia internacional repercute violência no Rio


24/11/2010


Os episódios de violência registrados no Rio de Janeiro nos últimos dias são destaque no noticiário internacional. Jornais, agências de notícias, sites, emissoras de rádio e de TV de diversos países noticiam os ataques que vem sendo registrados na capital fluminense desde a madrugada do dia 21.
 
Os norte-americanos The New York Times, The Washington Post, Los Angeles Times, Miami Herald, os ingleses The Guardian, e site BBC News, o argentino
El Clarín, o espanhol El País, as redes BBC e Fox News, a TV árabe Al Jazira, a agência chinesa Xinhua, entre outros veículos de comunicação, publicaram reportagens e galerias de imagens, e repercutiram material das agências Reuters e Associated Press sobre as ações criminosas em diversos pontos da cidade, que incluem bloqueio de estradas, assaltos, ataques contra delegacias, carros e ônibus, prisões de suspeitos, e as medidas de segurança implementadas para controlar a violência.
 
A mídia informa que os ataques estariam sendo praticados por grupos que desafiam a polícia em represália ao controle de favelas. Grande parte dos veículos, entre os quais, The New York Times, The Washington Post, Los Angeles Times, El País, TV Al Jazira, Xinhua e Reuters, demonstram preocupação com a segurança no País, às vésperas de sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
 
A violência no Rio também é destaque no Twitter. O tópico sobre a suspeita de bomba em Ipanema, na manhã desta quarta-feira, 24, e o nome do Governador do Rio, Sérgio Cabral entraram nos Trending Topics brasileiros e mundiais entre os assuntos mais comentados pelos usuários.
 
*Com informações O Globo, G1, R7