Mídia é tema do dia mundial dos povos indígenas


08/08/2012


Nesta quarta-feira, 9 de agosto, é o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Segundo a Unesco, a comemoração da data este ano tem como tema “Mídia indígena, empoderando vozes indígenas”, que abrange o papel da mídia em apoiar modelos de desenvolvimento dos povos indígenas “de acordo com as suas próprias prioridades, culturas e valores”.
 
 
O tema destaca, ainda, como o uso da mídia pelos povos indígenas, em suas formas tradicionais e novas mídias, permite promover suas culturas e línguas.
 
 
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi lembrado pela diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, que por meio de mensagem ressaltou que no momento em que se aprofunda o debate sobre a sustentabilidade global, “é preciso ouvir as vozes dos povos indígenas”. Ela lembrou que os povos indígenas representam 370 pessoas vivendo em cerca de 90 países.
 
 
Em seu pronunciamento, a diretora geral da Unesco destacou que os indígenas são guardiões de uma grande riqueza de idiomas e tradições. “São portadores de experiência singular em combinar diversidade cultural e biológica de maneira sustentável. Têm acasso à mais profundas fontes de sabedoria e criatividade”, argumentou Irina Bokova.
 
 
Lembrando os problemas socioeconomicos enfrentados pelos indígenas, passando pela pobreza e a marginalização, Irina Bokova classificou essa situação como “insustentável”, e que por isso a comunicação voltada para esses povos se torna tão importante.
 
 
A diretora geral da Unesco disse que os meios de comunicação são ferramentas essenciais para a educação, compartilhamento de saberes e para a informação. “São meios vitais para dar voz a experiências e opiniões, assim como visões e aspirações. A mídia pode ajudar a educar e a informar”, afirmou Irina Bokova.
 
 
 
* Com informações da Unesco.