Mídia: confiança de brasileiros no setor cai 12%


02/03/2012


A confiança dos brasileiros na mídia caiu 12% — passou de 73%, em 2011, para 63% — segundo um levantamento da organização Edelman Trust Barometer. Ao contrário do Brasil, no mesmo período, a credibilidade do setor subiu 3%, em nível mundial, saltando de 43% para 52%.
 
 
No topo do ranking da Trust Barometer está o setor empresarial, com 63% de aprovação. A queda da confiança dos brasileiros nas instituições foi generalizada, atingindo um índice de 29% de insatisfação. Segundo a pesquisa, o índice nacional caiu de 81% para 51%, no período de um ano.
 
 
O levantamento da Edelman mede o nível de confiança de 25 países. Desse total, 12 se encontram classificação de “não confiantes”, entre os quais Estados Unidos, França e Reino Unido, com a Rússia na última posição.
 
 
Os principais fatores apontados para o alto índice de desconfiança são a crise econômica europeia e nos Estados Unidos. Entre nós houve queda de confiança no Governo (85% para 32%) e nas ONGs (80% para 49%) devido aos casos polêmicos envolvendo os dois setores no ano passado.
 
 
A pesquisa Edelman mede o nível de confiança de 25 países na mídia, Governos, negócios, ONGs é realizada on-line com mais de 30 mil participantes.
 
 
* Com informações da AdNews e da Edelman Trust Barometer.