Memória e jornalismo na Biblioteca Nacional


23/07/2012


Ainda dá tempo para se inscrever para participar do “Seminário Jornalismo e Memória”, que o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro vai promover na próxima quinta-feira, 26 de julho, encerrando a primeira etapa do projeto Centro de Cultura e Memória do Jornalismo (CCMJ), que reúne acervos como a biblioteca de Joel Silveira.
 
 
A entrada no evento é gratuita. Para inscrição, basta enviar e-mail com nome completo para sindicato-rio@jornalistas.org.br, preenchendo o campo assunto com “inscrição seminário jornalismo e memória”. O evento será realizado das 9h às 18h, será realizado no Espaço Cultural Eliseu Visconti da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Rua México s/nº. Centro.
 
 
Representantes de mais de dez entidades ligadas à preservação de acervos e pesquisa — como o Museu da Língua Portuguesa, a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Moreira Salles — estarão presentes ao seminário:
— Vamos debater o papel da imprensa na constituição da memória do País, explicou a Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio, Suzana Blass.
 
 
O jornalista Sérgio Cabral, Conselheiro da ABI e um dos criadores do jornal Pasquim; e Alzira Alves de Abreu, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas, estão entre os debatedores. A programação do seminário conta com três paineis: “Museus públicos e privados”: “Constituição e sustentação”; Jornalismo e memória”; e Museus e novas tecnologias”.
 
 
O CCMJ foi inaugurado em setembro do ano passado, por iniciativa do próprio Sindicato com patrocínio da Petrobras. Na ocasião, foi lançado o livro “Memória de Repórter: lembranças, casos e outras histórias de jornalistas brasileiros décadas de 1950 a 1980”. A obra detalha a relação dos jornalistas com as fontes e a produção do jornal, em época de poucos recursos tecnológicos.
 
 
Suzana Blass diz que o CCMJ é um espaço que o Sindicato pretende levar adiante, em parceria com outras instituições:
— Temos como objetivo fomentar um jornalismo de qualidade, ético e mostrar através de debates, exposições temáticas, entre outras coisas, a relevância da imprensa na construção da história do Brasil, diz a Presidente do Sindicato.
 
 
No site do CCMJ, jornalistas como Alberto Dines, Bartolomeu Brito, José Hamilton Ribeiro dão seus depoimentos sobre sua trajetória na imprensa. Ao todo são 52 testemunhos de profissionais que fizeram a história dos periódicos brasileiros.
 
 
Além de preservação jornalística, o CCMJ também guarda a literatura que passou pelas mãos do jornalista Joel Silveira. São cinco mil livros do acervo pessoal do autor de “Eram assim os grã-finos em São Paulo”, que estão guardados no local.
 
 
Visitas e pesquisa no Centro de Cultura e Memória do Jornalismo podem ser agendadas pelo telefone 21 3906-2450 ou pelo e-mail sindicato-rio@jornalistas.org.br. O espaço fica na Rua Evaristo da Veiga 16 / 7º andar, sala 702.
 
 
Serviço
nbsp;
9h: Credenciamento
9h30: Mesa de Abertura
 
Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio, ABI, Ibram, Governo do Estado e Prefeitura do Rio, Petrobras.
 
10h: Mesa 1 “Museus Públicos e Privados – Constituição e Sustentabilidade”.

Palestrantes: José Nascimento (Ibram), Sérgio Burgi (Instituto Moreira Salles), Pedro Sotero (Museu do Futebol) Magali Cabral (Museu da República) e Mariana Várzea (Superintendência de Museus do Estado do Rio). Mediadora: Suzana Blass (Sindicato dos Jornalistas).
 
Meio-dia: Brunch.
 
14h: Mesa 2. “Jornalismo e Memória”

Palestrantes: Ruy Castro, jornalista Sérgio Cabral, Alzira Abreu (CPDOC-FGV), Galeno Amorim (Fundação Biblioteca Nacional) e Joëlle Rouchou (Casa Rui Barbosa). Mediador: jornalista Marcelo Beraba.
 
16h: Mesa 3. “Museus e Novas Tecnologias”

Palestrantes: Antônio Carlos Sartini (Museu da Língua Portuguesa), Maria Arlete Mendes Gonçalves (diretora de Cultura do Instituto Oi Futuro), Andréa Falcão (Gerente de Museus – Secretaria Municipal de Cultura) e Ronald Sclavi (Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico – Inhotim). Mediador: jornalista Aziz Filho.
 
 
Para saber mais sobre o evento clique aqui.