“O amigo e militante”


Por Maysa Machado

06/11/2013


Maurício Azêdo (Reprodução: Centro de Memória de Jornalismo / CBN)

Maurício Azêdo (Reprodução: Centro de Memória de Jornalismo / CBN)

“O amigo e militante

 Por Maysa Machado

Morre no Rio, na tarde deste 25 de outubro, meu querido amigo, Maurício Azedo. Jornalista, advogado, vereador. O Presidente da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, nesses últimos nove anos, foi um companheiro nas lutas políticas enfrentadas em defesa da construção de um regime democrático para nosso país. Lutamos juntos, e quantos de nós reconhecemos nele a garra incontida em defesa da cidadania, entre nós tão enxovalhada.

Conheci Maurício, no PDT, sigla partidária fundada por homens e mulheres dignos, comprometidos com os direitos da população e priorizando a Educação, a igualdade de oportunidades no acesso aos direitos básicos. Sou uma das fundadoras, Maurício veio com o líder comunista Luiz Carlos Prestes, apoiando o projeto político liderado por Leonel Brizola.

Fomos candidatos a vereador, no mesmo pleito, pelo mesmo partido. Maurício, um combatente pela liberdade de expressão, um generoso companheiro, o que sempre me comoveu.

Trabalhamos muito naquele momento por nossos ideais e para a eleição de Leonel Brizola.  Nas ruas, nos encontrávamos com entusiasmo, certos que a vitória traria mudanças, e irmanados sorvíamos o sonho de um país liberto.

Naquele tempo pude experimentar a verdadeira solidariedade do companheiro Maurício Azedo. Apresentava minha candidatura, em lugares onde eu não tinha trabalho anterior, trazia a luta pelos direitos da mulher à tona, e me destacava para o debate. Em todos esses anos, foi sempre um homem educado, cordial, simples, com convicções e coerência.

Em muitas outras situações o vi firme apoiando a liderança de Brizola, já isolado em cruciais instantes do jogo político

Maurício não traiu, não mentiu, Maurício trouxe  para todos os companheiros sua palavra confiante e batalhadora.

Triste, muito triste com sua partida, a partida de um amigo solidário.

Amanhã, que seus muitos companheiros levem Maurício, esse querido homem público, carioca apaixonado, até a sua caminhada final.

Estive no Hospital Samaritano ao final da noite.

Maysa Machado.

Santa Teresa, 26 de outubro de 2013.”