Mata Atlântica é tema de prêmio de reportagem


31/03/2009


Encontram-se abertas até o dia 24 de abril as inscrições para a nona edição do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, promovido. Lançada no Brasil em 2001, por iniciativa da organização Conservação Internacional — entidade voltada para o desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis — a premiação é realizada em 13 países pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e a Federação Internacional de Jornalismo Ambiental (IFEJ).

O prêmio tem como objetivo promover o jornalismo ambiental no Brasil, incentivar a produção de reportagens sobre o assunto e reconhecer a excelência profissional de jornalistas que cobrem temas ambientais nas categorias Impresso e Televisão.

Poderão se inscrever jornalistas, cujas matérias tenham sido publicadas ou veiculadas entre 1º de abril de 2008 e 31 de março de 2009. Até a data limite (24 de abril), as inscrições para o concurso poderão ser realizadas via correio e pelo http://www.premioreportagem.org.br.

As matérias impressas devem ser enviadas em formato Word, acompanhadas do original publicado. Já as reportagens de TV devem ser gravadas em DVD. Em cada uma das categorias o vencedor do primeiro lugar irá participar de um evento internacional de conservação ou jornalismo ambiental. Os segundos e terceiros colocados nas duas categorias receberão R$ 5.000 e R$ 2.500, respectivamente.

De acordo com o regulamento, as reportagens devem tratar de regiões ou temas relacionados à Mata Atlântica, que vão desde pesquisas científicas e seus resultados até sustentabilidade nas práticas agrícolas. O júri é formado por profissionais das áreas de comunicação e conservação ambiental, sem a participação de representantes das instituições organizadoras. 

Coletânea

O Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica é hoje uma das mais importantes premiações do jornalismo brasileiro. Numa iniciativa rara na história de um prêmio de jornalismo, foi lançada recentemente uma coletânea com a íntegra das reportagens vencedoras da categoria Impresso, que traz também o encarte de um DVD com as imagens das matérias premiadas da categoria Televisão, na oitava edição do prêmio, realizada no ano passado. 

Segundo a Especialista em Comunicação do programa Mata Atlântica, Marcele Bastos Sá, “a publicação foi criada para funcionar como um instrumento de educação ambiental”.

Uma das reportagens da coletânea é “Cem anos de resistência”, de autoria do jornalista Mauri König, primeiro lugar na categoria Impresso, publicada no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba (PR), em setembro de 2007. A matéria registra a luta de ambientalistas, índios, quilombolas e religiosos contra a construção de uma hidrelétrica em áreas de Mata Atlântica, que segundo eles vai afetar direta e negativamente três municípios do Paraná e dois de São Paulo.

O trabalho apresenta também a matéria “Semeadores de florestas”, publicada na revista Pesquisa Fapesp (SP), veiculada em fevereiro de 2008. O texto destaca o processo de reconstrução de vegetação natural em uma faixa de Mata Atlântica às margens de um reservatório de água em Iracemápolis, interior paulista.

A coletânea traz ainda o texto do repórter Herton Escobar, do Estadão (SP), terceiro colocado no concurso com a reportagem “A caminho da praia, Serra do Mar guarda riqueza em flora e fauna”, que o jornal publicou em dezembro de 2007. O foco da matéria é o Parque Estadual da Serra do Mar, uma das maiores áreas de Mata Atlântica do País (3.150 Km²). 

Imagens

O DVD exibe as imagens das três reportagens classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares, na Categoria Televisão. A vencedora foi “Reserva sem lei”, apresentada por Bianca Vasconcellos e equipe do SBT Brasil, veiculada em março de 2008.

Aline Resende de Carvalho — com a equipe da Rede Minas de Televisão — é a autora da reportagem “Riquezas da Serra do Brigadeiro”, que mostra a diversidade de espécies que vivem neste Parque Estadual, o histórico de devastação de áreas naturais para a retirada de minérios e outros recursos na região e também o avanço da ocupação urbana.

O vídeo mostra também a matéria “Assentamento x Mata” produzida por Beatriz Castro e equipe da TV Globo Nordeste (PE), terceiro lugar no concurso, que foi exibida pelo programa “Nordeste, Viver e Preservar”. A reportagem mostra a implantação de assentamentos de reforma agrária no entorno de áreas protegidas de Mata Atlântica.