“Marighella” em cartaz no Festival Rio


14/10/2011


O documentário “Marighella”, dirigido por Isa Grinspum Ferraz, sobrinha de Carlos Marighella, será exibido na sessão Premiére Brasil do Festival de Cinema do Rio, no Cine Odeon Petrobras, neste sábado, dia 15, às 17h, com as presenças de Isa Ferraz e Clara Charf, viúva de Carlos Marighella. O ano de 2011 marca o centenário de nascimento de Marighella, um dos mais importantes opositores da repressão no Brasil.
 
“Marighella”, é um retrato do militante baiano que durante décadas combateu a injustiça social no País. Com narração do ator Lázaro Ramos, o filme retrata Carlos Marighella desde a juventude na Bahia, os anos de militância no PCB baiano e nacional, as prisões na Era Vargas, a atuação como deputado constituinte, os violentos anos de repressão militar, quando se torna o inimigo público número um da ditadura brasileira, a “caça mais cobiçada”.
 
Isa Grinspum Ferraz teve acesso a um rico material histórico para retratar a vida do tio, entre os quais documentos secretos da CIA e gravações de rádio feitas por Marighella em Cuba nos anos 60.
 “Marighella” traz depoimentos da viúva do líder, Clara Charf, de militantes de esquerda que lutaram ao lado dele, e de figuras emblemáticas da resistência à repressão militar no Brasil, entre as quais o crítico e escritor Antônio Cândido.

O filme será exibido no Festival do Rio 2011 no dia 16, às 13h, no Pavilhão do Festival, dia 17, às 15h40 e às 20h, no Estação Vivo Gávea 3, dia 18, às 19h, no Cinema Nosso, dia 20, no Ponto Cine.
 
Sinopse
 
Líder comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido “Manual do Guerrilheiro Urbano”, Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre os anos 1930 e 1969, e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar brasileira.
 
Mas quem foi esse homem, mulato baiano, poeta, sedutor, amante de samba, praia e futebol, cujo nome foi durante décadas impublicável ? O filme, dirigido por sua sobrinha, é uma construção histórica e afetiva desse homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e a transformá-lo através de sua ação.