Maria Lúcia sai em defesa de Lobato


06/01/2011


Autora de livros infantis, com mais de 20 obras publicadas, a escritora Maria Lúcia Amaral mandou mensagem de aplauso à ABI pela defesa do escritor Monteiro Lobato, feita na edição 360 do Jornal da ABI na matéria “Monteiro Lobato na mira da intolerância”. Maria Lúcia elogia também a matéria “O horror da tortura num relato chocante”, publicada na mesma edição, a qual denuncia os crimes praticados por torturadores durante a ditadura militar.
 
Sócia da ABI desde 13 de maio de 1955 e às vésperas de completar 95 anos, Maria Lúcia vive atualmente praticamente reclusa, voltada para leitura de obras literárias e periódicos, entre os quais o Jornal da ABI. Diz sua mensagem:
 
“Maurício Azêdo, meu amigo,
 
Vocês estão de parabéns com esse número de novembro da ABI que difunde o grande Monteiro Lobato, que fez os livros preciosos que nós temos para as crianças. Relendo o livro do inglês “Crônicas de Carlo J. Dunlope” sobre o início da vida do Rio de Janeiro, encontro a seguinte legenda dita por Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”. Estão também de parabéns quando tratam da questão da tortura de 64.
 
Só o Brasil põe as coisas debaixo do tapete. É impressionante! Tem que ser apurado o desaparecimento de muita gente. Parabéns, mais uma vez, a você e seus companheiros do Jornal.
 
É preciso que eu diga, é por isso que com muita honra recebi pelos meus livros o “Prêmio Monteiro Lobato”, concedido pela UBE-RJ.
 
Um abraço, cordial
 
Maria Lúcia Amaral.”