Marcos Vilaça toma posse na Presidência da ABL


16/12/2010


O Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça foi reempossado nesta quinta-feira, 16 de dezembro, na Presidência da Academia Brasileira de Letras (ABL). Na mesma oportunidade, assumiram seus postos os membros da nova Diretoria, formada pelos Acadêmicos Ana Maria Machado (Secretária-Geral), Domício Proença Filho (1º Secretário), Murilo Melo Filho (2º Secretário) e Geraldo Holanda Cavalcanti (Tesoureiro).

Marcos Vinicios Vilaça anunciou que aprofundará, durante o seu novo mandato, a tarefa de se ampliar os trajetos da ABL, no sentido de “torná-la ainda mais vista e ouvida”. Para alcançar esse objetivo, ele destacou o aperfeiçoamento e crescimento da participação e integração da ABL com as redes sociais, como o Twitter, o Facebook e o Orkut.

 
Segundo Vilaça, a Academia não foi feita para “entesourar cultura, mas para socializá-la”, por isso irá investir ainda fortemente na busca da modernização de suas atividades,
mas preservando “o culto à tradição e à excelência”:
— Continuaremos aprendendo com Machado, parodiando o conceito do Mestre de que nem tudo se faz somente com o patrimônio dos antigos, nem tudo se faz com os haveres do moderno, mas com os dois constrói-se o começar comum. A internet será instrumento de utilização aperfeiçoado. Mas tudo isso terá como fundamento a riqueza aqui produzida de 1897 e com aquela que se constrói a cada dia, declarou Marcos Vilaça.

Marcos Vinicios Vilaça nasceu em Pernambucano, na cidade de Nazaré da Mata, em 1939. É advogado, escritor, ensaísta eBR>professor. Desde 1985 ocupa a Cadeira nº 26 de ABL, na sucessão de Mauro Mota.

 
Em junho de 2009, tendo completado 70 anos de idade, aposentou-se do Tribunal de Contas da União (TCU), após 50 anos ininterruptos de vida pública. Filho único de Antonio de Souza Vilaça e Evalda Rodrigues Vilaça, é casado com Maria do Carmo Duarte Vilaça, com quem teve três filhos: Marcantônio (falecido em 2000), Rodrigo Otaviano e Taciana Cecília.
 
Esta será sua quarta gestão à frente da ABL, onde se elegeu pela primeira vez em 2006.