Marco Lucchesi se elege na Academia


03/03/2011


O poeta e ensaísta carioca Marco Lucchesi foi eleito nesta quinta-feira, 3 de março, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele vai ocupar a Cadeira nº 15, em substituição ao Padre Fernando Bastos de Ávila, que morreu em 6 de novembro de 2010.

Lucchesi recebeu 34 dos 38 votos possíveis (foram três abstenções e um voto em branco), numa sessão à qual compareceram 26 acadêmicos. Aos 47 anos de idade, ele passou a ser o mais novo integrante da ABL.

 
O Presidente da ABL, Marcos Vilaça, saudou a eleição de Lucchesi:
— A chegada do escritor Marco Lucchesi constitui uma contribuição das mais valiosas para o quadro da Academia. Jovem e brilhante, certamente será de muita valia para os projetos e propostas que nossa Casa deseja implementar
nos  próximos anos, afirmou o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.

A Cadeira nº 15 que será ocupada por Marcos Lucchesi tem como patrono poeta e teatrólogo Gonçalves Dias; seu primeiro ocupante foi Olavo Bilac. Outros acadêmicos que nela se sentaram foram Amadeu Amaral (1875-1929), Guilherme de Almeida (1890-1969), Odylo Costa, filho (1914-1969) e Dom Marcos Barbosa (1915-1997).

Trajetória

Marco Lucchesi é carioca, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Colégio do Brasil. Formado em História pela UFF, Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ e Pós-Doutor em filosofia da Renascença na Universidade de Colônia (Alemanha).

 
Pesquisador do CNPq, ele também é editor da Coordenação Geral de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Diretor acadêmico do Colégio do Brasil, Lucchesi atua Professor visitante da Universidade de Roma
Tor Vergata e da Universidade de Craiova na Romênia.

Entre as principais obras escritas por Marcos Lucchesi estão: “Meridiano celeste & bestiário” (Prêmio Alphonsus de Guimarães 2006 da FBN, finalista do Prêmio Jabuti 2007), “A memória de Ulisses” (Prêmio UBE João Fagundes de Meneses
2007), “Sphera” (Menção Honrosa do Prêmio Jabuti 2004, Prêmio UBE de Poesia Da Costa e Silva 2004 e pré-finalista do Prêmio Portugal Telecom 2004) “Poemas reunidos” (finalista do Prêmio Jabuti 2002).