Maranhão lista vítimas da ditadura


08/11/2012


Em resposta a expediente enviado pela ABI, como parte de um levantamento nacional sobre os jornalistas vítimas da ditadura militar (1964-1985), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís encaminhou à ABI a relação de profissionais de imprensa que sofreram perseguições após o golpe de 1º de abril de 1964, na qual figura o atual Presidente da Academia Maranhense de Letras, escritor e historiador Benedito Buzar.
 
A realização desse levantamento foi proposta pela Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, para avaliação da extensão das perseguições aos jornalistas pelo regime militar. A ABI pediu informações a respeito a todos os Sindicatos de Jornalistas do País. O de São Luís foi o primeiro a atender à solicitação da ABI.
 
A lista contém os seguintes nomes:
1. Benedito Bógea Buzar (Benedito Buzar)
Foi cassado como Deputado Estadual na Assembléia Legislativa do Maranhão. Era militante do Partido Comunista. Requereu indenização à Comissão de Anistia e teve seu pedido deferido. Continua no exercício da profissão de jornalista. É escritor, historiador e presidente da Academia Maranhense de Letras.
 
2. Manoel Vera Cruz Ribeiro Marques (Vera Cruz Marques)
Já falecido. Foi cassado como Deputado Estadual da Assembléia Legislativa do Maranhão. Era militante do Partido Comunista. Não requereu indenização.
 
3. Ubiratan Pereira Teixeira (Ubiratan Teixeira)
Chegou a ter seu registro de jornalista cassado pelo Ministério do Trabalho, ausentou-se do País. Voltou e teve seu registro regularizado na década de 90. Era militante do Partido Comunista. Não requereu indenização. Continua no exercício da atividade de jornalista como cronista semanal do jornal O Estado do Maranhão.
 
4. Ferreira Gullar
Exilou-se no Chile. Pertencia ao Partido Comunista. Exerceu a maior parte do jornalismo no Rio de Janeiro, onde reside.
 
5. Neiva Moreira
Foi cassado como Deputado Federal. Pertenceu ao Partido Comunista. Por muitos anos editou e foi seu diretor geral do Jornal do Povo, em São Luís (MA), na década de 50. Faleceu recentemente na capital marenhense.
 
6. Edson Carvalho Vidigal
Foi preso como militante do Partido Comunista. Após o período de chumbo, já formado em Direito, foi nomeado pelo ex-Presidente da República José Sarney ministro do Superior Tribunal de Justiça, onde chegou à Presidência. Atualmente milita na política maranhense como filiado ao PDT-MA. Escreve, semanalmente, no Jornal Pequeno, editado em São Luís.
 
7. Sálvio de Jesus Castro e Costa Dino (Sálvio Dino)
Foi cassado como Deputado Estadual. Requereu indenização à Comissão de Anistia. É advogado. Exerce atualmente a função de subchefe do Gabinete Civil do Governo do Maranhão. É cronista semanal do jornal O Estado do Maranhão.
 
8. José Tribuzzi Pinheiro Gomes (Bandeira Tribuzzi)
Foi detido no Quartel do Exército em São Luís por ser militante do Partido Comunista. Foi fundador, junto com seu contemporâneo e amigo senador José Sarney, do jornal O Estado do Maranhão. Era também poeta e escritor, autor do Hino da Cidade de São Luís. Falecido.
 
9. José Bento Nogueira Neves (Zé Bento Neves)
Falecido recentemente. Foi representante no Maranhão das lendárias “ligas camponesas” no Nordeste, fundadas pelo também lendário Francisco Julião. Foi advogado da antiga Superintendência da Reforma Agrária (Supra).