Manuel Chaparro e os sotaques de além e aquém-mar


14/03/2008


Aproveitando o momento histórico em que o Brasil comemora os 200 anos da chegada da Família Real e o advento da imprensa, está sendo lançada pela Summus Editorial “Sotaques d’aquém e d’além-mar — Travessias para uma nova teoria de gêneros jornalísticos”, do jornalista Manuel Chaparro, doutor em Ciências da Comunicação e professor de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo. Em 1998, “Sotaques” saiu em Portugal.

Embasado em ampla pesquisa histórica, usando as ferramentas das ciências da linguagem e da prática jornalística, o professor Chaparro investiga e compara características do jornalismo português e brasileiro, em trabalho pioneiro que reconstrói a história da imprensa no Brasil e em Portugal, em especial a mídia impressa. O autor rejeita o paradigma que divide o jornalismo em opinião e informação e evolui para estudos dos gêneros jornalísticos como formas discursivas. Sua proposta é repensar as formas de uso da linguagem jornalística.

Sobre o autor

Manuel Chaparro se formou em Jornalismo pela ECA-USP em 1982 e começou a lecionar dois anos depois, na mesma instituição. Concluiu o mestrado em 1987, o doutorado em 1993 e a livre-docência em 1997. Entre 1989 e 1991, foi Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Publicou anteriormente “Pragmática do jornalismo” (São Paulo, Summus, 1994), “Linguagem dos conflitos” (Coimbra, Minerva Coimbra, 2001), “A imprensa na berlinda” (com Norma Alcântara e Wilson Martins; Celebris, 2004) e “Padre Romano — Profeta da libertação operária” (Hucitec, 2006).

Em 2007, lançou o blog “O xis da questão”, com textos sobre jornalismo, mídia e atualidade.