Manifestantes continuam ocupando a Câmara dos Vereadores


Por Cláudia Souza*

14/08/2013


Foto: Alcyr Cavalcanti

Um grupo de onze pessoas permanece no plenário da Câmara dos Vereadores.  Eles estão sendo identificados com pulseiras, a pedido da direção da Casa. Um outro grupo está acampado em frente ao Palácio Pedro Ernesto, e recolhe assinaturas para anulação da CPI dos Ônibus. A sessão que aconteceria na tarde desta quarta-feira, 14, foi suspensa.

Vereadores da oposição se reuniram mais cedo com o procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira. O objetivo era pedir apoio para a anulação da sessão da CPI dos Ônibus nos moldes em que ela foi instituída. Marfan Vieira explicou aos parlamentares que “o Ministério Público não pode entrar nesta esfera do Legislativo”, e sugeriu que eles impetrem um mandado de segurança para que a questão possa ser resolvida na Justiça.

Em encontro com manifestantes que ocupam o plenário da Casa, o presidente da Câmara, Jorge Felippe, reiterou que considera que a reunião em que foram eleitos o presidente e o relator da CPI dos Ônibus seguiu os trâmites legais. Segundo ele, dessa forma, está mantido o novo encontro marcado para quinta-feira, 15, quando, segundo ele, será oficializada a posição em plenário.

Outro encontro de Jorge Felippe, desta vez com alguns vereadores,  foi transmitido ao vivo pela Mídia Ninja, que teve exclusividade na cobertura. Os manifestantes só permitiram a entrada dos jornalistas da mídia tradicional após o término da reunião.

A coletiva foi acompanhada pela presidente eleita do Sindicato dos Jornalistas do Rio, Paula Máiran, que está tentando estabelecer um diálogo entre a imprensa e os manifestantes.

*Com informações do Globo e RJ TV 1ª edição