Por Cláudia Souza*
10/11/2014
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) executou mais quatro jornalistas na última semana, na cidade de Mossul , ao norte do Iraque. De acordo com a agência de notícias alemã DPA, moradores da região informaram que militantes entregaram os corpos para autoridades médicas na última terça-feira, dia 4.
Os nomes e as nacionalidades dos quatro jornalistas mortos ainda não foram revelados. Eles estavam aprisionados com mais 12 profissionais de imprensa iraquianos. Outros três repórteres estão desaparecidos desde o início de novembro.
Em 19 de agosto último, o Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria da decapitação do jornalista norte-americano James Foley e, no dia 3 de setembro, a execução do jornalista Steven Sotloff, também dos EUA. Ambos foram sequestrados na Síria.
No último mês de outubro, o mesmo grupo terrorista reivindicou o assassinato a tiros de Mohanad al-Akidi, correspondente da agência de notícias Sada em Mossul, e do cinegrafista Raad Mohamed al-Azzawi, da TV Sama Salah Aldeen.
Desde o início de 2014, de acordo com dados da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), 56 jornalistas foram assassinados em todo o mundo, sendo 16 na Síria e no Iraque.
*Com agências de notícias internacionais.