Lóris Baena, mais antigo sócio da ABI, segue internado


04/03/2021


Jornalista Lóris Baena

Associado da ABI desde 1955 e atualmente membro suplente do Conselho Deliberativo (2018-2021), o jornalista foi diagnosticado com um quadro agudo de pneumonia. Não foi confirmada infecção pela Covid-19. Segundo a família, ele está respondendo bem ao tratamento, dentro do quadro esperado para sua idade.

De acordo com seu neto, Lóris Neto, o cronista esportivo, já hospitalizado, demonstrou seu amor à ‘casa do jornalista’. “Meu avô tem muito carinho pela ABI. E no hospital, antes da intubação, lembro dele falando do saudoso Barbosa Lima Sobrinho (ex-presidente da casa)”, contou. Lóris Neto muitas vezes também acompanhou o avô em reuniões na sede da entidade. “Eu como neto sempre frequentei a ABI e sei da importância da instituição para ele”, disse à diretora de Assistência Social da entidade, a jornalista Rosayne Macedo.

Por conta de um problema ortopédico que afetou a deglutição, respiração e alimentação (uma vértebra estava pressionando a laringe), Lóris precisou ser intubado no dia 22 de fevereiro e respira desde então com ajuda de aparelhos. No dia 24, foi iniciado o processo de  retirada de sedação, com perspectiva de remover a desintubação nos próximos dias, mas ele não respondeu bem à alimentação parenteral (via sonda) naquele momento..

Na noite desta quarta-feira (3/3), as notícias eram melhores. Segundo seu neto, os antibióticos e a absorção de alimentos estão funcionando bem e demais dados permanecem igualmente bons. Ainda não foi possível retirar a intubação, pois é preciso fortalecer a capacidade respiratória. Lóris já está consciente, mas não consegue falar em razão da intubação. A expectativa é de retirada da intubação nesta quinta ou sexta-feira (dias 4 ou 5).

O jornalista esportivo é sócio-fundador da Associação de Cronistas Esportivos do Estado do Rio de Janeiro (Acerj), onde também tem forte atuação. Muito amigo de Lóris, o presidente da Acerj e ex-conselheiro da ABI, Eraldo Leite, tem acompanhado o quadro de saúde e está confiante em sua pronta recuperação. A esposa de Lóris, Dona Ísis, também está sob cuidados médicos, segundo Leite.

Homenagem do ‘Pratas da Casa’

O neto de Lóris Baena agradeceu a atenção recebida pela família por parte da ABI e da Acerj durante esta fase de hospitalização. “A família está muito sensibilizada pelo carinho da ABI e da Acerj, na pessoa do Eraldo Leite. E reafirmo o carinho do vovô também com a ABI, que é uma casa para ele”, acrescentou Lóris Neto. “Sabemos muito bem do amor e dedicação de Lóris à ABI. E ele faz parte da memória viva da casa, além de ser muito querido por diretores, conselheiros e funcionários com quem sempre conviveu. Que bom saber que ele está reagindo bem! E vamos continuar nossa corrente!”, respondeu Rosayne.

Em maio do ano passado, a ABI prestou uma homenagem a Lóris Baena, escolhido pela Comissão de Assistência Social para abrir a série Pratas da Casa, que pretende contar a trajetória de associados veteranos que testemunharam e ajudaram a construir a história da ABI. Lóris foi entrevistado em agosto de 2019 pela até então mais jovem conselheira da casa, a jornalista e escritora Ana Helena Tavares. Veja a matéria aqui.

Iniciativa da Diretoria de Assistência Social, com objetivo de valorizar a memória viva dos ‘imortais’ da ABI, o projeto Pratas da Casa foi paralisado durante a pandemia do novo coronavírus e será retomado ainda este mês, em novo formato. Sugestões de entrevistados e entrevistadores podem ser feitas para das@abi.org.br.