Luta contra censura dá prêmio e bolsa internacional


26/09/2016


indexawards2017-artProfissionais e ativistas que lutem contra a censura em todo o mundo já podem ser indicados ao 2017 Freedom of Expression Awards and Fellowship. Promovido pela Index on Censorship, a iniciativa chega à sua 17ª edição e premiará pessoas de destaque em quatro categorias: Jornalismo, Ativismo, Ativismo Digital e Artes.

As indicações podem ser feitas até 2 de outubro pelo indexon censorship.org/nominations. Na ficha cadastral, o votante deverá preencher, em inglês, o nome do profissional ou organização indicado, e justificar o motivo de sua indicação, com exemplos de atividades desenvolvidas.

Os vencedores do prêmio e da bolsa terão direito a uma semana de residência para networking, treino avançado e consultoria em Londres (abril de 2017), seguidos de 12 meses de apoio para ampliar e sustentar o seu trabalho pela liberdade de expressão em qualquer parte do mundo. “Os prêmios Freedom of Expression Awards não só dão visibilidade como também fortalecem grupos e indivíduos que fazem um trabalho corajoso e brilhante para promover a liberdade de expressão em todo o mundo”, destaca Jodie Ginsberg, diretora da Index. “Estes são os verdadeiros heróis — pessoas que frequentemente têm de ultrapassar enormes obstáculos e que lidam com grandes perigos só para terem o direito de se expressarem. Peço a todos que nomeiem os vossos defensores da liberdade de expressão preferidos — assegurem-se de que a voz deles é ouvida”. u A lista dos nomeados para os prêmios de 2017 será anunciada no final de janeiro.

Os premiados serão conhecidos em Londres, numa cerimônia formal em 19 de abril de 2017, no Unicorn Theatre. Mais informações sobre os prêmios e a bolsa pelo sean@inde xoncensorship.org ou +44(0)207- 963-7262. E mais… n A S/A Llorente & Cuenca