Lula quer Vannuchi na Comissão da OEA


20/12/2010


O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicará o Ministro da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, ao cargo de representante brasileiro na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, órgão ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA).
BR> 
O mandato do atual representante brasileiro na Comissão, Paulo Sergio Pinheiro, termina no final de 2011. O Itamaraty oficializará nesta semana a indicação do Presidente Lula, e Vannuchi assumirá o cargo a partir de 2012.
 
De acordo com Pinheiro, o Ministro será o único indicado do País, e seu nome deve ser facilmente aprovado, devido ao destaque do Brasil no cenário internacional, e à importante atuação de Lula no comando da nação.
 
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos foi oficialmente inaugurada em 1960, com o intuito de preservar e proteger os direitos humanos nos Estados membros da OEA. Sete representantes são eleitos por meio de votação dos 35 países participantes da Comissão, que acontece de quatro em quatro anos. Os novos representantes serão escolhidos em junho de 2011.
 
Vannuchi defendeu na última semana a condenação do Brasil no julgamento pelo desaparecimento de 62 pessoas na Guerrilha do Araguaia, entre 1972 e 1974. A decisão foi divulgada no dia 15 de dezembro pela Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA.
 
 
*Com informações da Folha.com