Lula: “imprensa tem partido e um candidato”


23/09/2010


Depois de desferir duras críticas ao comportamento editorial dos veículos de comunicação, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista ao Portal Terra que acha que a imprensa está cumprindo um papel relevante quando denuncia casos de corrupção e desvio de conduta inclusive de autoridades públicas, mas criticou o fato de o controle da mídia no País estar nas mãos de apenas “nove ou dez famílias”.
 
Durante a semana, o Presidente da República foi muito criticado em função das declarações que fez induzindo que os meios de comunicação estavam exagerando no seu direito de liberdade de expressão e de imprensa.
 
Em duas ocasiões, nos últimos dias, Lula se manifestou contra a cobertura dos jornais sobre os escândalos de tráfico de influência que atingiram a Casa Civil — segundo ele, uma suposta tentativa de atingir a campanha da candidata Dilma Rouseff (PT) à Presidência —, e provocaram a demissão da ex-Ministra Erenice Guerra, cujo filho foi acusado de supostamente cobrar propinas para intermediar empréstimos para empresas junto ao BNDES.
 
Na terça-feira, 21 de setembro, o Presidente declarou que a “cobertura da imprensa chega a quase beirar o ódio”. E completou a sua queixa afirmando que “o povo de 2010 não é mais massa de manobra, como era há 30 anos atrás. Não tem mais essa de que se deu na TV é verdade. O povo sabe quando é mentira. Tem, às vezes, má fé. Quando falam mal de mim e eu estou errado, dou a mão à palmatória”.
 
Os ataques de Lula à imprensa provocaram uma forte reação de da oposição e de entidades ligadas ao setor, como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert), Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e Sindicatos da categoria, que se manifestaram publicamente rebatendo as críticas do Presidente.
 
Na entrevista ao Terra, o Presidente disse que as acusações são infundadas e afirmou: “Nesse momento do Brasil, falar em falta de liberdade de comunicação? Eu duvido. Eu quero até que vocês (dirigindo-se aos jornalistas Antonio Prada, Bob Fernandes e Gilberto Nascimento, que o entrevistaram) coloquem em negrito isso aqui. Eu duvido que exista um país na face da Terra com mais liberdade de comunicação do que neste País, da parte do Governo”.
 
 
Perguntado sobre o que mais lhe incomodava na cobertura da mídia, se era o fato de haver um volume maior de matérias com um tom mais crítico à candidata que ele apóia, o Presidente da República respondeu que defende a apuração das denúncias, e que se a sua equipe errar a imprensa tem o direito de apurar e divulgar de onde partiu o erro.
 
 
Segundo Lula, ao divulgar a notícia a imprensa está cumprindo o seu papel: “Só existe uma possibilidade no meu governo de alguém não ser investigado. É não cometer erro. Se cometer erro, tem de ser investigado. Isso vale para todo mundo”. Entretanto, ao se referir à cobertura da mídia da campanha política, Lula queixou-se que os órgãos de imprensa no Brasil “têm um partido e um candidato”, e por isso deveriam ser mais transparentes ao invés “de ficarem vendendo uma neutralidade disfarçada”.
 
Lula falou também sobre o que pensa sobre o futuro da comunicação do País. De acordo com o Presidente da República independentemente de quem venha a ocupar a Presidência será necessário “estabelecer o novo marco regulatório de telecomunicações” no Brasil.
 
Sobre o futuro da comunicação brasileira, Lula disse que se aparecerem novas idéias elas terão que ser debatidas “pelos próximos Governos”. Segundo ele, a legislação sobre o setor é muito antiga, pois foi regulamentada em 1962. Mas para o Presidente essa é uma discussão que terá necessariamente que passar pelo Congresso Nacional, “porque é impossível você imaginar fazer uma coisa que discuta comunicação se você não passar pelo Congresso”.
 
O Presidente defende também a Conferência Nacional de Comunicação, afirmando que esta seria o foro ideal para se debater o futuro das telecomunicações no Brasil, com a participação de jornalistas, empresários da mídia e especialistas no assunto.
 
* Com informações do Portal Terra.