Luiz Carlos de Souza lança livro na ABI


22/02/2011


O jornalista Luiz Carlos de Souza fará o relançamento do livro “Maralto, relato de uma pesca perigosa” (Booklink Publicações), no dia 12 de abril, a partir das 18h, na sede da ABI, na Rua Araújo Porto Alegre, nº 71, 11º andar. A obra, revisada pelo autor, resgata certo espírito de contar história de um jornalismo “que perdeu espaço para matérias objetivas, menos românticas”.
 
O livro foi publicado pela primeira vez em 1976, pela editora Civilização Brasileira. É o resultado de uma reportagem de fôlego de Luiz Carlos de Souza, que, juntamente com o fotógrafo Almir Veiga, passou 30 dias em alto-mar, a 800 Km da costa, para retratar a dura vida dos pescadores.
 
Luiz Carlos de Souza atua como repórter desde 1966, sempre trabalhando nas redações dos principais jornais do Rio e de São Paulo. “Maralto” é mais uma marca da sua aptidão para a reportagem. Como afirma a jornalista Erika Franziska, o livro “revela a determinação e o interesse em tornar pública a luta diária dos trabalhadores do mar até hoje submetidos à exploração do homem pelo homem”.