Livro: “Ser tão menino”, de Elias Fajardo


21/07/2011


O escritor, poeta e jornalista Elias Fajardo lança nesta sexta-feira, 22 de julho, o romance “Ser tão menino” (Editora 7 Letras), seu quarto livro de ficção. O lançamento será a partir das 19h, na Livraria da Travessa, na Rua Visconde de Pirajá, nº 572, em Ipanema, no Rio de Janeiro.
 
 
A história tem como cenário o povoado de Tebas, na Zona da Mata mineira, e por meio dela Elias Fajardo retrata de forma poética — “e por vezes impiedosa” — o cotidiano e o imaginário de seus habitantes.
 
É com um olhar de menino e moço, perplexo, encantado e crítico que o autor narra as descobertas de um garoto que se faz homem no Brasil, nas décadas de 1950 e 1960:
— É um romance de formação, com pegada poética que conta a história de um menino desde a infância em Minas. A obra é uma homenagem à poesia brasileira, por meio da qual o narrador faz uma série de reflexões sobre o ato de escrever, disse Fajardo.
 
Com esta obra Elias Fajardo reencontra os romances de ficção, depois de um afastamento temporário que durou cerca de 15 anos, durante o qual se dedicou à poesia, jornalismo e a temas como meio ambiente.
 
Ao percorrer um trajeto ambientado no campo, com todos os seus elementos habituais, o autor, por meio de uma escrita sensível e saborosa, dá vida a frases de rostos familiares e tão esquecidos — comuns nas fazendas, igrejas, botecos e pensões —, descobrindo as cores, cheiros e temperos do sertão menino.
 
 
Sobre o autor
 
Jornalista desde 1968, Elias Fajardo é também escritor, roteirista e artista visual. Trabalhou no Globo, Jornal do Brasil, na Bloch Editores e foi chefe de redação do programa “Globo Ecologia” da Rede Globo de Televisão durante nove anos. Tem dez livros publicados, entre obras de ficção e meio ambiente e educação. Criou e roteirizou séries de vídeos para o Senac Nacional, e nesse segmento tem três vídeos de arte: “Batelândia”, “Paris — Ibitipoca” e “Velocidade máxima”.  Desde a década de 80 tem feito exposições de aquarela e pintura entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais.