Livro resgata Clóvis Beviláqua


14/04/2010


“Clovis Beviláqua – Um senhor brasileiro” (editora Lettera.doc) é o título do livro do historiador Cassio Schubsky, que será lançado no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 15 de abril, na Livraria Travessa, no Centro da cidade. O evento terá início às 18h. 

A obra retrata a trajetória de Clóvis Beviláqua, autor do projeto do primeiro Código Civil brasileiro, que vigorou por quase 80 anos. Trata-se de uma tentativa de resgatar a história do jurista que é pouco conhecido pelo público.
A obra contém capítulos dedicados à vida pessoal de Beviláqua, elaboração do Código Civil, sua participação na Academia Brasileira de Letras (ABL), do qual também foi fundador.

Para compor o seu livro, o historiador Cássio Schubsky colheu também depoimentos de autoridades do meio jurídico, como os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Toffoli e Eros Grau, sobre a importância de Beviláqua para a história do Direito no Brasil.

Segundo o autor, trata-se de um livro documentário:
— Não tem a linguagem do cinema, mas os capítulos foram pensados como quadros, que compõem uma narrativa que flui, em sequencia, ao sabor das palavras e das imagens. O enredo, os personagens e os planos de fundo históricos se compõem em busca do melhor enquadramento do retratado.

O livro, com capa dura, é ilustrado com inúmeras fotos do biografado, de documentos, de lugares que levam seu nome e pessoas da família. O agradável passeio pela história remonta a vida e obra de Clóvis Beviláqua.
Entre as ações mais importantes, destacam-se seus ensinamentos na escola de Direito de Recife, a autoria do Projeto do Código Civil de 1916 e, ainda, como um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Serviço: 

Lançamento do livro: “Clovis Beviláqua – Um senhor brasileiro”
Dia: 15 de abril (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Livraria da Travessa
Endereço: Rua 7 de Setembro, 54, centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3231-8015