Livro é uma boa opção de presente neste Natal


22/12/2011


Lançado recentemente o livro “Newsonomics — Doze novas tendências que moldarão as notícias e o seu impacto na economia mundial” (Cultrix), de Ken Doctor, é uma ótima opção de leitura e de presente para este Natal.
 
 
Em “Newsonomics — Doze novas tendências que moldarão as notícias e o seu impacto na economia mundial” Ken Doctor fala da importância do novo cenário em constante transformação dos jornais — que passam por um processo de encolhimento sem precedentes —  e das notícias digitais disponíveis 24 horas na mídia global.
 
 
“O modelo empresarial de financiamento do jornalismo está destruído, Ken Doctor reúne os fragmentos e oferece esperança para os que são inteligentes e corajosos o bastante para abraçar a mudança”, disse L. Gordon Crovitz, ex-editor comercial do The Wall Street Journal e co-fundador do Journalism Online.
 
 
O autor observa que a partir de 2009, parece que o jornalismo — assistindo a um encolhimento sem precedente — talvez inesperado — da imprensa deu início a um processo de reescrever a si mesmo: “Modelos comerciais consagrados desmoronaram. Muitas empresas jornalísticas tentaram embelezar a situação, chamando-a de realinhamento, reestruturação, novas estratégias, coisas que soavam melhor do que pânico”, afirma Ken Doctor em um dos trechos do livro.
 
 
Numa linguagem fácil e objetiva, Ken Doctor faz uma análise aprofundada das transformações que a era da internet provocou nos jornais, com novos meios e as suas novidades para distribuir notícias, colocá-las disponíveis em qualquer lugar, “a partir de da maior diversidade de fontes imagináveis”.
 
 
As Doze Leis de difusão de notícias apresentadas por Ken Doctor prenunciam os tipos de notícias que os leitores receberão e o que tanto os jornalistas, quantos os cidadãos, produzirão ainda na primeira década de notícias verdadeiramente digitais.
 
 
Para o autor de “Newsonomics” uma dezena de empresas de mídia multinacionais e de multiplataforma dominará as notícias e as informações em todo o planeta.
 
De acordo com especialistas no tema, o inusitado de “Newsonomics” é que se trata de uma publicação “que oferece uma nova visão das notícias que receberemos no papel, na tela, no telefone, por blog, podcast e por meio do Facebook e do Twwitter”.
 
 
“Escrito num estilo informal, com informações extraordinárias, este é um livro que deve ser leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada no futuro do jornalismo”, disse Rosenyhal Calmon Alves, Diretor Executivo do Center for Investigative Reporting.