Livro conta a história do Vasco


23/12/2009


Uma tabelinha entre o escritor e compositor Aldir Blanc e o jornalista José Reinaldo Marques, repórter do ABI Online, resultou no lançamento do livro “Vasco – A Cruz do Bacalhau” (Editora Ediouro, 248 páginas, R$ 49,90), já disponível nas livrarias. Com um texto leve, bastante compreensível, os autores mostram como desde as primeiras décadas de existência o Vasco da Gama atraiu a atenção das massas, no Brasil e na Europa, quando despontou no remo e no futebol, a sua história e suas glórias até os dias mais recentes.

O livro revela ainda as primeiras reuniões para a fundação de um clube de remo, em 1898, a ascensão à elite do futebol, as querelas políticas para a decisão do local de construção da sede, o fiel tesoureiro que fez a negociação da compra do terreno onde foi construído o estádio de São Januário e o enfrentamento do preconceito e do racismo dos clubes cariocas de futebol, que não aceitavam atletas negros ou de classes menos favorecidas.

Vasco — A Cruz do Bacalhau” fala da história dos grandes jogadores que passaram pelo Vasco, os títulos estaduais, nacionais e internacionais conquistados, os lances históricos, como Pelé usando a camisa do clube após marcar seu milésimo gol, e — quebrando mais uma vez os tabus da cultura futebolística — a primeira torcida organizada chefiada por uma mulher, mas também não deixa de citar as desventuras de sua torcida.

A publicação é composta com muitas piadas, poemas de exaltação à agremiação e crônicas emocionadas sobre alguns episódios marcantes. Vasco – A Cruz do bacalhau é um completo documento da vida, glórias e raras tristezas do clube da Cruz de Malta, que, como diz Sergio Cabral, outro vascaíno ilustre, na orelha do livro, “é um clube popular sem ser vulgar ou populista (…). É o clube mais brasileiro de todos, a começar pela sua formação, a mesma do Brasil. É o clube que enfrentou e venceu o racismo dos seus adversários, que preferiam um futebol praticado apenas pelos brancos da classe A”.

Uma boa notícia para os associados: o livro foi doado à Biblioteca Bastos Tigre da ABI e já se encontra à disposição para leitura.